Centro de Línguas celebra alcance e resultados após seis anos de atuação

Promover o acesso ao conhecimento de idiomas, como Inglês e Espanhol, além da própria Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este é um dos objetivos principais do Centro de Línguas (CeLIF) do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, que completa seis anos de atuação, com resultados significativos.

O Centro de Línguas iniciou suas atividades, oficialmente, em 2018, depois da publicação da Resolução nº 54 do Conselho Superior, de 13 de dezembro, que aprovou o regulamento da Política Linguística do IFSertãoPE.

Na ocasião, a professora de Inglês, Gleiciana Baracho, representou o campus no processo de institucionalização dos CeLIFs, participando da construção da Política Linguística e regimento dos centros. “Foi nesse processo que a gente começou a colocar o Centro de Línguas no organograma do Instituto. O campus Petrolina Zona Rural foi o primeiro a institucionalizar o CeLIF. Em 2018, começamos a ofertar cursos de línguas”, afirmou.

Entre as atividades promovidas, está a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em Inglês e Espanhol, Básico e Intermediário, com quatro níveis cada, e o curso de Libras. Os editais são lançados semestralmente e abertos a estudantes, servidores e comunidade externa, desde que tenham a partir de 15 anos e estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Os certificados são ofertados semestralmente, mas caso o estudante conclua todos os níveis, pode ficar até quatro anos estudando a língua.

Os cursos são totalmente gratuitos, presenciais e acontecem na sala do próprio CeLIF. “Mesmo com a distância do campus, a qualidade do curso é tão boa que as pessoas vêm e continuam. Já tivemos várias turmas com alunos de outros municípios, como Sobradinho, Juazeiro e Casa Nova”, ressalta Gleiciana.

A professora Márcia Matos destaca, também, que os cursos têm alcançado outros públicos, para além das universidades e instituições de ensino. “A demanda dos cursos de idiomas está sendo visualizada pelas empresas. Tivemos aluna de empresa multinacional que estudou conosco nos períodos passados e, em janeiro, ela foi ter uma experiência laboral na Argentina. A nossa proposta é a oferta de cursos que atendam também a essa demanda de formação”, afirmou.

Para o semestre 2024.2, estão abertas as inscrições para curso de Inglês Básico Nível I e Espanhol Básico Nível II. Mesmo que não tenha participado do Nível I, qualquer pessoa que atenda aos critérios mínimos pode concorrer a uma vaga através de teste de nivelamento. Para o curso de Libras, a previsão é que seja aberta nova turma em 2025.

Atendendo aos objetivos do regimento dos Centros de Línguas, o CeLIF do campus Petrolina Zona Rural está com uma nova vertente de atuação, a partir do desenvolvimento de projetos de ensino. “Na Trilha da Leitura” será o primeiro projeto, que iniciará as atividades ainda neste semestre, com o objetivo de promover oficinas de leitura, interpretação e discussão de textos diversos, desde os clássicos da literatura até obras contemporâneas, com estímulo à compreensão textual, ampliação de vocabulário e promoção do senso crítico. O projeto é voltado para os alunos e servidores do campus.

Fortalecimento

A partir do trabalho de Internacionalização, desenvolvido pelo IFSertãoPE, com a chamada interna para Apoio de Implementação e Fortalecimento dos Centros de Línguas, foi possível o CeLIF ter o apoio de uma bolsista. “Esse processo foi muito importante, porque é uma forma de reconhecimento do Centro de Línguas”, declarou Gleiciana Baracho.

Através do projeto Centro de Línguas – Espaços de Aprendizagem, foi realizada a contratação da estudante de Viticultura e Enologia, Viviane Quintas, como bolsista. Entre as atividades realizadas por ela, estão a monitoria, auxílio na organização de eventos e manutenção e atualização da página do CeLIF no Instagram (@celif.cpzr).

“No primeiro semestre do curso de Viticultura e Enologia tive aula de Espanhol e no segundo tive aula de Inglês. Foi uma oportunidade única, com conteúdo de qualidade, professoras maravilhosas. O próprio material das aulas do curso de Enologia tem muita publicação em inglês e espanhol. E aí essa necessidade de aprender. Quando abriram os cursos FIC me inscrevi em todos, para poder participar. Aprender o idioma também é uma forma de inclusão e saber um pouco ou dominar algum idioma é muito importante, sendo que para o mercado de trabalho é essencial. Encontrar tudo isso aqui, curso de qualidade, gratuito, é maravilhoso”, afirmou Viviane.

A bolsista auxilia estudantes dos cursos FICs, estando presente no CeLIF todas as quartas-feiras, das 8h às 10h (para alunos de Inglês); nas quintas das 10h às 12h (para estudantes de Espanhol). Nas quartas-feiras à tarde, Viviane iniciará o apoio ao projeto “Na trilha da leitura”.

Além do apoio aos professores, Viviane é responsável por movimentar as redes sociais do Centro de Línguas, com divulgação de atividades e postagens interativas, como o “Livros do mês”, com indicações de leitura quinzenalmente.

Resultados

O resultado do trabalho desenvolvido ao longo desses seis anos pelo Centro de Línguas do campus Petrolina Zona Rural já foram também documentados em artigos e divulgados em eventos científicos, como o X Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), evento organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), ocorrido na UFBA, em Salvador (BA), em 2023.

Para a professora de Inglês, Gleiciana Baracho, esses resultados são muito importantes por proporcionar divulgação das atividades do CeLIF entre profissionais e outras instituições, possibilitando troca de experiências.