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Oficina Maker promove inclusão por meio da tecnologia


Com o objetivo de promover a inclusão educacional por meio da tecnologia, o Núcleo de Extensão Tecnológica IF Educa 4.0, sediado no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, iniciou, nesta quarta-feira (06), a Oficina Maker para todos: Robótica e Inclusão em Movimento. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Cultura Maker + Educação Inclusiva: soluções que transformam vidas”, desenvolvido pelo estudante de Agronomia Gabriel Victor Marques dos Santos.

Dez alunos com necessidades específicas da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no Núcleo de Irrigação 4, em Petrolina, estiveram no Laboratório do IF Educa 4.0 para realizar atividades como a construção de carrinhos utilizando materiais recicláveis, motores, baterias e rodinhas. A oficina inclui a desmontagem e remontagem desses protótipos para facilitar a compreensão dos conceitos de robótica e inclusão. O projeto é coordenado pelos professores Andréa Nunes Moreira de Carvalho e Pablo Teixeira Leal de Oliveira.

Para a professora Andréa Nunes, esta é uma oportunidade para construir um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível, utilizando a robótica de forma prática e divertida. “O envolvimento dos nossos alunos instrutores está sendo gratificante, pois, estão se empenhando a encontrar soluções adaptadas para cada necessidade dos participantes, tornando a oficina inclusiva e significativa. Esta iniciativa, sem dúvida, reforça o compromisso do IF Educa 4.0 na construção de uma educação que transforma vidas e proporciona oportunidades para todos”, afirmou.

Para a pedagoga e professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Nossa Senhora Aparecida, Aparecida Maria do Nascimento, a participação de alunos na oficina é fundamental para promover a inclusão e a equidade no ambiente educacional, desconstruindo barreiras e preconceitos em relação à deficiência. “A inclusão de crianças na oficina de robótica destaca a importância de criar espaços onde todos os alunos possam se sentir valorizados e motivados. O entusiasmo e a empolgação demonstrados por essas crianças ao participar de atividades práticas e interativas são indicadores claros de que a educação inclusiva pode estimular não apenas o aprendizado, mas também a autoconfiança e o desenvolvimento social”, declarou.

De acordo com a pedagoga, a experiência foi bastante enriquecedora para os estudantes participantes, porque tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e inovar. “Ao serem integrados nesse contexto, os alunos com deficiência têm a chance de mostrar suas habilidades e contribuições, promovendo um ambiente onde a diversidade é celebrada e suas diferenças são vistas como potenciais”, disse Aparecida.

Para o aluno bolsista Gabriel Victor, a oficina foi uma oportunidade de aprendizado mútuo. “Foi uma experiência muito diferente de tudo que já vivi, as diferentes formas de passar o conhecimento para os alunos serviram para melhorar ainda mais o aprendizado do que foi feito e a melhorar de uma forma que eu nem imaginava a minha didática”. A estudante de Agronomia e voluntária do IF Educa 4.0, Ana Vitória, participou como uma das instrutoras do curso e vivenciou um momento de grande aprendizado. “Ficamos extremamente felizes em ver a participação e interação das crianças que, apesar de suas limitações físicas e intelectuais, estavam dispostas a participar e fazer aquela ocasião única. Além disso, foi muito gratificante ver a felicidade no olhar das professoras, quando viram seus alunos praticarem atividades que foram adaptadas para cada um deles, afirmou.

A próxima aula será no dia 19 de novembro, utilizando protótipo ROBODÉ – RECICLABÔ.

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