Internacionalização
Campus Petrolina Zona Rural recebe pesquisadores da Suíça
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE recebeu, na última quinta-feira (28), pesquisadores de diferentes instituições da Suíça, que trabalham com a temática do vinho.
Na ocasião, a comitiva visitou a Escola do Vinho e pode conhecer o trabalho realizado por estudantes e professores do curso de Viticultura e Enologia. A aluna Viviane Quintas recepcionou os visitantes com uma breve apresentação sobre a região, a produção de vinhos, o curso e a Escola do Vinho. Estiveram presentes, na ocasião, o diretor-geral do campus, Vitor Lorenzo, a coordenadora de Internacionalização do IFSertãoPE, Sarah Rachel, professores e estudantes de Viticultura e Enologia.
Em seguida, as servidoras Renata Barros e Islaine Santos apresentaram a estrutura da Escola do Vinho e explicaram as atividades desenvolvidas, desde trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, até a vinificação para vinícolas, realizada através de acordos de cooperação técnica. Ao final, os visitantes foram convidados a degustar espumante, geleias e farinha de uva elaborados no local.
A missão de visita dos pesquisadores da Suíça foi organizada pelo Leading House for the Latin American Region, com o objetivo de aproximar pesquisadores de universidades suíças a pesquisadores da América Latina, que trabalham com a temática de vinho e verificar a possibilidade de colaboração entre eles. A comitiva, composta por pesquisadores de diversas universidades da Suíça que trabalham com o tópico vinho em suas pesquisas, passou pela Argentina, sul de Minas Gerais e terminou em Petrolina.
“O Leading House oferece alguns fundos de apoio para investigação, a gente tem recursos para ajudar projetos de cooperação entre universidades na Suíça e institutos de pesquisa na América Latina e a ideia é que, a partir dessa visita, algumas possibilidades de cooperação sejam verificadas e oportunidades apareçam. Caso não aconteça, para a gente já é muito bom que esses pesquisadores se conheçam e que os pesquisadores da Suíça tenham mais contato com a América Latina”, explicou a líder de parcerias de pesquisa e acadêmicas da Leading House, Letícia Vargas.
No campus Petrolina Zona Rural, a visita teve sequência com apresentações de pesquisas realizadas tanto por professores, técnicos e estudantes do campus, quanto dos visitantes, todas ligadas, de alguma maneira, à produção de uva e de vinho. O encerramento se deu com um almoço oferecido no Horto Medicinal Orgânico. A comitiva teve a oportunidade de conhecer, ainda, vinícolas da região, como Miolo, Rio Sol e Garziera.
A professora Ana Paula Barros foi uma das que apresentou resultados de pesquisas realizadas. Para ela, foi uma programação intensa de trocas produtivas. “Pudemos mostrar nossa região e o grande diferencial que ela tem enquanto região vitícola com uma viticultura única no mundo. Além disso, apresentamos as pesquisas que o IFSertãoPE desenvolveu e desenvolve, contribuindo para o avanço da vitivinicultura do Vale do São Francisco. Após esse encontro, acreditamos que, em breve, teremos novas parcerias firmadas”, afirmou.