Pós-Graduação
Mestrado Profissional em Filosofia realiza primeiras defesas de dissertação
Nos dias 19 e 20 de dezembro, o Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), ofertado pelo campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, promove as primeiras defesas de dissertação de seus discentes.
A abertura das atividades será no dia 19 de dezembro, no campus Petrolina Zona Rural, às 8h, com a palestra intitulada “A Filosofia do Trabalho: um substrato educacional e predicativo da ontologia humana”, ministrada pelo professor Lino Francisco Valentim Vahire, da Universidade de Licungo (Moçambique), que realiza estágio doutoral junto ao PROF-FILO no IFSertãoPE.
Na sequência, ocorrerá a defesa da mestranda Rita de Cássia Souza Martins, com a dissertação intitulada: “A Filosofia da Educação Escolar Quilombola no Colégio Estadual Quilombola de São Tomé-BA: Tessitudes sobre os avanços e retrocessos sob a égide da Lei 10.639/2003”.
No dia seguinte, será realizada, de forma online, a defesa do discente Klébio José Feitosa Coelho, com a dissertação: “Lançando o Aluno para a Vida: A Contribuição do Existencialismo de Sartre na Disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio”.
De acordo com o coordenador do PROF-FILO, Gabriel Kafure, as demais defesas da turma de 2023 estão previstas para o início do próximo semestre, período que coincidirá com a qualificação da turma de 2024 e o ingresso da terceira turma do programa de mestrado, além do início da primeira turma de graduação.
“Com o crescimento do programa, estima-se que em 2025 o mestrado contará com aproximadamente 45 discentes, enquanto a graduação deverá receber cerca de 30 alunos em sua turma inicial. Esses avanços reafirmam o compromisso do PROF-FILO com a formação acadêmica de excelência e com a valorização da Filosofia no contexto educacional brasileiro e na formação de professores qualificados no Vale do São Francisco”, afirmou Kafure.
Ainda segundo o professor, o ciclo de 2024 está sendo encerrado com conquistas e com a coleta Capes como um dos núcleos de produtividade exemplar dentre os demais 24 núcleos do PROF-FILO do Brasil.