Eventos
Cerimônia certifica projetos do campus Petrolina Zona Rural laureados durante 20ª Jince
A 20ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) e a 14ª Jornada de Iniciação à Docência (JID) do IFSertãoPE, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, no campus Santa Maria da Boa Vista, reuniu estudantes e servidores de toda a instituição, em uma programação intensa de celebração ao conhecimento, ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação.
Estudantes e servidores do campus Petrolina Zona Rural apresentaram mais de 60 projetos, demonstrando resultados de atividades que são realizadas ao longo do ano, com dedicação e esforço. Ao todo, 20 projetos foram laureados.
Como forma de reconhecimento da importância dos trabalhos realizados e apresentação dos resultados para comunidade interna, foi realizada, nesta segunda-feira (1º/12), no auditório do campus Petrolina Zona Rural, uma cerimônia de certificação dos projetos laureados.

O coordenador de Pesquisa do campus Petrolina Zona Rural, Daniel Amaral, agradeceu a participação e representação dos estudantes presentes na Jince. “Todos vocês são vencedores. A ideia é reconhecer o trabalho de vocês, o esforço e o empenho de cada um, é estimular para que a gente continue acreditando na pesquisa, para que a gente continue acreditando no futuro, nas nossas ideias”, afirmou.
Além do coordenador de Pesquisa, estiveram presentes o coordenador de extensão, Ricardo Macedo, o diretor geral do campus, Vitor Lorenzo, servidores e estudantes. Os orientadores e bolsistas laureados foram chamados para receber a homenagem pelos seguintes trabalhos:
Pesquisa
Categoria: PIBIC JR – Ciências Agrárias, Biológicas
- 3º lugar: Qualidade e potencial nutricional do leite de cabra em Petrolina-PE, através de análises físico-químicas (Orientadora: Maria Cláudia Soares Cruz Coelho/ Orientando: Lohann Souza Rodrigues).
Categoria: PIBIC – Ciências Agrárias, Biológicas
- 1º lugar: Prospecção fitossanitária e aplicação de sistema de informação na cultura da pitaya (Orientadora: Andréa Nunes Moreira de Carvalho/ Orientanda: Beatriz Martins);
- 2º lugar: Banco de microorganismo e uso de bioinsumos no manejo de fitopatógenos na cultura da manga: foco no vale do submédio são francisco (Orientadora: Jane Oliveira Perez/ Orientando: Luiz Felipe Lima de Morais Brito);
- 3º lugar: Avaliação de manejos de irrigação em cultivos comerciais de manga “palmer” (Orientador: José Sebastião Costa de Sousa/ Orientando: Gabriel Silva Torquato).
Categoria: PIBITI – Ciências Agrárias, Biológicas
- 1º lugar: Impacto do cultivo protegido no microclima e na incidência de pragas em videiras no vale do são francisco: uma abordagem geoestatística (Orientador: Pablo Teixeira Leal de Oliveira/ Orientando: Hércules Rodrigues Feitoza);
- 2º lugar: Desenvolvimento de método para a produção de pellets a partir de composto com misturas de água e biocarvão (Orientador: Diego de Quadros Melo/ Orientando: Ruan Nascimento Almeida).
Categoria: Mostra de Inovação e Empreendedorismo – Modalidade: Batalha de Startups
- 2º lugar: CyberAgro (Orientador: Pablo Teixeira Leal de Oliveira/ Orientandos: Wendell Nascimento Oliveira e Antônio Henrique Cardoso Filho).
Extensão
Categoria PIPBEX Núcleos de Extensão Fase 3
- 1º lugar: Núcleo de extensão em agroecologia 2025 e os bioinsumos (Orientador: Silver Jonas Alves Farfan/ Orientandos: João Gabriel da Silva Santos, Geysa Raquel Caldas Santos, Tonivan Silva de Carvalho);
- 1º lugar: Núcleo de Extensão de Plantas Medicinais (Orientadora: Flávia Cartaxo Ramalho Vilar/ José Alves da Silva Filho);
- 2º lugar: Núcleo de Extensão em Agrofloresta e Práticas Agroecológicas (Orientadora: Luciana Souza de Oliveira/ Orientando: Mateus Nogueira Calixto).
Categoria: PIPBEX Superior
- 3º lugar: Conectando jovens à era digital: Educação inovadora e tecnológica (Orientadora: Andrea Nunes Moreira de Carvalho/ Orientanda: Luana Maria de Souza Matos).
Categoria: PIPBEX Ações Afirmativas
- 2º lugar: Transformação digital inclusiva: Maker Space para todos (Orientadora: Andrea Nunes Moreira de Carvalho/ Orientanda: Ana Vitória Rocha Ramos).
Categoria: PIPBEX Núcleos de Extensão Fase 2
- 1º lugar: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas- NEABI (Orientadora: Elka Janaina dos Santos e Silva/ Orientandos: Julieta Ramona Pereira Vieira, Nalbert Fael Araújo Silva E Tiago Camillo Da Silva Santos).
Categoria: PIPBEX Núcleos de Extensão Fase 3
- 1º lugar: Núcleo de Educação Ambiental: Trilha Ecológica Inclusiva (Orientadora: Elizângela Maria de Souza/ Orientandos: Ester Maeli Santos Oliveira, Tiago Nunes Dias e Joanderson de Macedo Teles);
- 2º lugar: Reciclagem nas escolas: Construindo uma nova sociedade (Orientador: Ricardo Farias de Almeida/ Orientandos: Layza Vitória Alves Dos Santos,Luis Augusto De Souza Alves,Gabriel De Souza Freitas).
Categoria: PIPBEX Maker
- 1º lugar: Espaço Maker IFEduca4.0 (Orientador: Pablo Teixeira Leal de Oliveira/ Orientando: Gabriel Victor Marques dos Santos).
Categoria: Outros
- 1º lugar: Arretadas da Ciência no combate ao Aedes Aegypti (Orientadora: Elizângela Maria de Souza/ Orientanda: Samilly Damasceno Barbosa);
- 1º lugar: Libras nas mãos de todos: comunicação inclusiva no Vale do São Francisco (Orientadora: Marcia Efigênia Pereira de Aquino Bartolomeu/ Orientando: Antonio Manoel de Souza Junior);
- 1º lugar: Mapeamento e identificação de espécies florestais da Caatinga na Trilha Ecológica (Orientador: Júlio Cesar Sobreira Ferreira/ Orientando: Jeferson Feliciano Pereira).
Ensino
Categoria: PIBID, PIBITI Ensino e trabalhos gerais na área de ensino
- 2º lugar: Design thinking: proposta de gameficação lúdica matemática para empreendedorismo rural (Orientadora: Jeane Souza da Silva/ Orientanda: Jaine Gomes dos Santos).



















