Projeto de extensão “NUPEA, além dos muros do Campus Ouricuri” avança para mais um ano e primeira atividade deste ano de 2024 será no dia 20 de junho no povoado do Pradicó, em Ouricuri

Recentemente, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do campus Ouricuri do IFSertãoPE completou 10 anos e realizou o V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri (ENAMO) e II Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe (SSASA) e, agora, dará continuidade a mais um ano do projeto de extensão: “NUPEA, além dos muros do Campus Ouricuri”. Este projeto tem como objetivo difundir os conhecimentos sobre abelhas e sobre segurança alimentar nas comunidades rurais de Ouricuri-PE, através de dias de campo em comunidades da zona rural do município para abordar sobre a Apicultura (criação de abelhas Apis mellifera / com ferrão), Meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), Abelhas Solitárias, Educação Ambiental, Alimentação Saudável e Segurança Alimentar.

O coordenador do NUPEA e docente dos cursos de Agroindústria e de Agropecuária do campus Ouricuri, o prof. Dr. Társio Alves, falou: “é com imensa satisfação que daremos continuidade a mais um ano com o referido projeto, pois mostra o sucesso que foi em 2023, e agora realizaremos nas comunidades do Pradicó, do Teiú e da Umburana”. O professor enfatiza “que além de divulgar os conhecimentos sobre abelhas e sobre segurança alimentar nas comunidades visitadas, o projeto permite maior interação da comunidade escolar do campus Ouricuri com o público externo, que faz parte dos arranjos produtivos locais, contribuindo com a missão institucional de promover o desenvolvimento regional sustentável, com foco na ciência e na tecnologia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando pessoas capazes de transformar a sociedade”.

Ele ainda destaca a parceria mais uma vez com a ONG Caatinga na escolha e na articulação com as comunidades rurais e diz: “time que está dando certo, não se mexe”.

Além do servidor Társio Alves, participam do projeto as bolsistas de extensão Fernanda Lopes de Almeida, Maria Clara Nunes Gomes, Maria Thalia da Silva Medeiros e  demais membros do NUPEA.

Por fim, o professor convida a população de Ouricuri, em especial, das imediações da comunidade rural do Pradicó, para se fazer presente na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, a partir das 8h30min, na residência do apicultor Sr. José Felipe, e divulga o calendário dos demais dias de campo do projeto:

a) Fazenda Teiú em Ouricuri-PE (22 de agosto de 2024);
b) Sítio Umburana em Ouricuri-PE (18 de setembro de 2024).