Início do conteúdo

Campus Ouricuri promoveu o IV Dia de Campo em Abelhas


Um grupo de estudantes está reunido na quadra do campus Ouricuri. Eles são diversos em aparência, com várias cores e estilos de cabelo, e a maioria está vestindo roupas casuais, algumas com camisetas que podem fazer parte de um uniforme escolar ou camiseta de evento. O ambiente sugere um evento como uma feira escolar, exposição ou um dia aberto, já que há muitas pessoas interagindo e algumas exibições ou estandes visíveis ao fundo.

Com o tema “Abelhas: do campo à mesa”, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu, ontem (22), o IV Dia de Campo em Abelhas. O evento contou com o apoio da ONG Caatinga, da AAPIO, da Fazenda Doce Mel, do NGI ICMBio Araripe, da Copagro, da Codevasf, da vereadora Williane Matos e da Escola Dom Idílio José Soares.

A programação incluiu acolhida aos participantes, visita à feira de agricultura familiar, exposição e estações temáticas. Estas estações abordaram diversos aspectos da apicultura e meliponicultura, apresentando os temas: “Conhecendo as abelhas”, “Apicultura”, “Meliponicultura”, “BPFs na produção apícola” e “Os produtos das abelhas”.

A imagem mostra uma plateia sentada em um auditório, de frente para um palco onde várias pessoas estão presentes. Uma pessoa no palco está falando ativamente, gesticulando em direção à plateia, enquanto outras estão sentadas a uma mesa. A plateia é composta por um grupo diverso de pessoas, parecendo ter várias idades, embora muitos pareçam ser jovens adultos ou estudantes.

O evento teve duas sessões de acolhida. Pela manhã, a abertura contou com a apresentação cultural do professor e poeta Juarez Nunes, seguida dos discursos do diretor do campus Ouricuri, Willams Costa; do professor e coordenador do NUPEA, Társio Alves; da vereadora Williane Matos; do apicultor Petrônio Pereira; da representante da ONG Caatinga, Edivania Freire; e da analista ambiental do ICMBio, Nágila Campos.

No período da tarde, a acolhida teve a apresentação cultural do poeta Ramiro Nunes. Os discursos foram proferidos pelo diretor do campus Ouricuri, Willams Costa; pelo professor e coordenador do NUPEA, Társio Alves; pela analista ambiental do ICMBio, Nágila Campos; pela representante da ONG Caatinga, Aline Honório; e pela representante da Associação do Sítio Gravatá, Gracilene Tavares.

O apicultor Petrônio Pereira e a analista ambiental Nágila Campos expressaram satisfação em participar do evento, bem como parabenizaram o campus Ouricuri pela realização do IV Dia de Campo em Abelhas. Os alunos monitores Rafael de Souza e Luciano Lopes demonstraram gratidão por integrar a equipe de organização, além de ressaltarem a oportunidade de experiência e aprendizado.

Um homem de pele clara, cabelo castanho escuro e óculos, trajando uma camisa polo bege com um padrão xadrez discreto, fala em um microfone. Ele usa um relógio de pulso prateado no braço esquerdo e gesticula com as duas mãos. O fundo é uma parede branca lisa.

O coordenador do NUPEA, professor Társio Alves, fez uma avaliação positiva do evento. “De fato, o IV Dia de Campo em Abelhas foi um evento bastante positivo, com boa participação de público da comunidade interna e externa”, afirmou o docente.

 

Fotos: Lídio Parente

Fim do conteúdo