Extensão
Campus Ouricuri certificou 113 mulheres pelo programa Mulheres Mil
O Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, ontem (16), a cerimônia de entrega de certificados dos cursos de Salgadeira, Operadora de Computador, Cuidadora de Idosos e Manicure e Pedicure, ofertados no âmbito do programa Mulheres Mil.
Ao todo, 113 mulheres receberam os certificados durante o evento, realizado no auditório da instituição. A solenidade contou com a presença do diretor-geral do campus Ouricuri, Willams Costa; do representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Sílvio Fernandes; da secretária de Assistência Social do município de Ouricuri, Maria Aniele Coelho; da coordenadora da Mulher de Ouricuri, Simone Dantas; do chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Renan Fernandes; da coordenadora de Extensão, Elyara Oliveira; da coordenadora adjunta do programa Mulheres Mil, Leopoldina Amorim; e do supervisor do programa no campus Ouricuri, Farnezio Castro.
Representando as concluintes, a aluna do curso de Cuidadora de Idosos, Maria Jesuíta, destacou a importância da formação. “Participar do programa Mulheres Mil foi maravilhoso. Estou muito feliz por receber este certificado, que representa uma grande conquista para mim”, afirmou.
O supervisor do programa Mulheres Mil no campus Ouricuri, Farnezio Castro, ressaltou o significado simbólico da cerimônia. Segundo ele, o momento vai além da conclusão dos cursos. “A entrega dos certificados representa o reconhecimento do esforço, da persistência e da superação de mulheres que, muitas vezes, enfrentam barreiras sociais, econômicas e familiares para chegar até aqui. Esse certificado simboliza novas possibilidades, seja no mercado de trabalho, no empreendedorismo ou na continuidade dos estudos”, destacou.
Já o diretor-geral do campus Ouricuri, Willams Costa, enfatizou o impacto social do programa. “A cerimônia de certificação do programa Mulheres Mil é motivo de imenso orgulho, pois consolida uma política pública que alcança diretamente as mulheres. O programa, vinculado ao Ministério da Educação, não se limita à qualificação profissional e à busca pela independência financeira, mas promove também o empoderamento feminino de mulheres que, historicamente, tiveram o acesso à educação negado”, afirmou.
Willams Costa também destacou o empenho coletivo para o êxito da iniciativa. Ele parabenizou as alunas pela conquista e pela conclusão dos cursos, reconheceu o trabalho da equipe gestora do programa Mulheres Mil no campus Ouricuri pela dedicação na coordenação das formações e agradeceu à Prefeitura do Município de Ouricuri pela parceria.
