Início do conteúdo

Estudante do Campus Ouricuri foi aprovado no curso de Engenharia Mecânica na universidade Stetson University, localizada na Flórida, Estados Unidos


O estudante do Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Campus Ouricuri, o ouricuriense Gustavo de Oliveira Lima, foi aprovado no curso de Engenharia Mecânica na universidade Stetson University, localizada na Flórida, Estados Unidos.

De acordo com Gustavo, para obter a aprovação, ele precisou realizar testes de proficiência em inglês, escrever redações pessoais contando a história dele, enviar o histórico escolar e cartas de recomendação, bem como listar as atividades extracurriculares.

O estudante contou como foi a preparação para concorrer a uma vaga na Stetson University. “Foi uma maratona de autoconhecimento e estudo. Comecei focando no inglês e na construção de um currículo sólido, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo IFSertãoPE. Pesquisei detalhadamente as universidades que se alinhavam ao meu perfil e aos meus objetivos na Engenharia. Foi preciso muita organização para cumprir os prazos internacionais sem prejudicar o rendimento escolar no Brasil”, relatou.

Gustavo também falou sobre a trajetória acadêmica dele até chegar a essa aprovação internacional. “Minha experiência no IFSertãoPE foi fundamental e muito ativa. Desde 2022, não foquei apenas em notas; mergulhei na pesquisa e na extensão. Um marco importante foi conquistar o 1º lugar na Jornada de Iniciação Científica e Extensão com o projeto intitulado ‘Um apelo emocional às logomarcas nordestinas: uma análise à luz da semiótica social visual’. Esse tipo de vivência, aliada ao engajamento em projetos sociais e ambientais, deu-me a base sólida necessária para ser competitivo internacionalmente”, disse.

Sobre a aprovação, ele declarou: “É uma sensação indescritível ver que todo o esforço de anos, as noites de estudo e a dedicação aos projetos finalmente se materializaram em um ‘sim'”. Gustavo agradeceu ao apoio incondicional dos pais, Giliana e Emerson, à orientação do professor de inglês, Ênio Luiz Costa Tavares, e ao suporte dos docentes João Miller e Antônia Maria. O estudante ainda aguarda o resultado do processo seletivo de outras 19 universidades nos Estados Unidos.

Fim do conteúdo