Eventos
Academia Hacktown certifica concluintes das turmas de 2025
A noite da última terça-feira (18) foi de alegria para cerca de 200 crianças e adolescentes concluintes dos cursos do projeto Academia Hacktown – escola pública de Games, Robótica e Criatividade -, do campus Petrolina do IFSertãoPE .
Acompanhados de pais e responsáveis orgulhosos, os estudantes foram recepcionados por monitores e equipe do projeto com brincadeiras e premiação de brindes personalizados. Em seguida, em cerimônia, os formandos foram convocados, por turmas, para subir ao palco e receber os certificados de conclusão.

Para Josefa Gomes, mãe do pequeno Gilmar Gomes, o curso da Academia Hacktown desenvolveu a criatividade do filho. “Percebo que ele está mais inspirado para pesquisar assuntos da área, além de desenvolver com mais facilidade questões e desafios escolares. Agradeço ao IFSertãoPE e a equipe do projeto por proporcionar essa possibilidade à comunidade”, destacou.
Em sua fala, o diretor-geral do campus, Clésio Jonas, parabenizou os formandos e os envolvidos pelo desenvolvimento do projeto. “A Academia Hacktown sempre é reconhecida pela rede federal de Educação como um projeto de sucesso, e o resultado é esse que vemos: crianças e jovens impactadas pelo poder da educação pública, gratuita e de qualidade. Agradeço aos pais e responsáveis que confiam nesta instituição”, pontuou.

Em 2025, foram ofertadas 21 turmas, distribuídas em 12 cursos. Este ano, a Academia HackTown completou 11 anos de existência e já atendeu mais de 2800 crianças e jovens, dos 06 aos 17 anos.
Além de impactar positivamente a comunidade externa, o projeto também envolve discentes dos cursos Médio Integrado em Informática e da Licenciatura em Computação. Seleções são realizadas anualmente para admissão de monitores, com pagamento de bolsas. Ao todo, em 2025, 16 estudantes dos cursos do IFSertãoPE participaram do projeto, onde puderam pôr em prática os conhecimento assimilados em sala de aula e adquirirem novos.
