Sobre o Campus
Apresentação
O campus Petrolina do IFSertãoPE foi o primeiro campus avançado de uma Escola Federal de nível médio do Brasil. Ele iniciou suas atividades em 1983, como campus avançado da Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), em um espaço cedido pela Escola Estadual Otacílio Nunes, onde permaneceu até 1989, quando foi fundada sua sede: a Unidade Descentralizada da Escola Técnica Federal de Pernambuco (Uned-Petrolina). Doze anos depois, a Uned foi incorporada à Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, e passou a se chamar Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet). Em 2008, através da Lei n.º 11.892/2008, se transformou na instituição que é hoje: campus Petrolina do IFSertãoPE.
O campus está localizada na Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, s/n.º, João de Deus, Petrolina-PE. Possui 47.795,94 m² de área construída. Atualmente, o campus oferece cursos nas modalidades Médio Integrado (Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química), Subsequente (Edificações, Eletrotécnica e Informática), Subsequente EaD (Segurança no Trabalho), Proeja (Edificações, Eletrotécnica, Informática) e Superior (Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciaturas em Computação, Física, Matemática, Música, Química e Tecnologia em Alimentos). Além disso, a unidade oferta Pós-Graduação Lato Sensu (Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos, Tecnologia de Produção de Derivados de Frutas e Hortaliças e Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação).
Além de Petrolina, o campus beneficia mais sete municípios do sertão pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó e Terra Nova) e outras seis cidades da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Sento Sé e Pilão Arcado).