Restaurante Estudantil do Campus Petrolina do IFSertãoPE: um pilar essencial para a permanência e sucesso dos alunos

Para assegurar a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, o Campus Petrolina do IFSertãoPE conta com um importante aliado: o Restaurante Estudantil. Este serviço tem como principal objetivo garantir o direito à alimentação escolar dos discentes, fundamentado nos princípios da Segurança Alimentar e Nutricional. O restaurante integra as ações estruturantes do Programa de Assistência Estudantil (PAE) e tem se destacado como um dos principais suportes para os alunos da instituição, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Destinado exclusivamente aos estudantes do campus, o Restaurante Estudantil do Campus Petrolina oferece refeições balanceadas que atendem às necessidades nutricionais dos alunos. O serviço é supervisionado pela nutricionista Natalia Louise, Doutora em Saúde Coletiva, e conta com uma equipe de sete colaboradores, composta por dois cozinheiros e cinco auxiliares. Todos estão integrados ao Departamento de Assistência Estudantil.

Os serviços incluem desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “O cardápio é elaborado com base nas recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, com o objetivo de fornecer refeições alinhadas aos princípios da alimentação adequada e saudável. Também são considerados os custos dos alimentos, a disponibilidade de estoque e as condições estruturais e de mão-de-obra para o preparo das refeições”, explica Natalia.

A nutricionista ainda ressaltou a importância do Restaurante para o bem-estar e o desempenho acadêmico dos alunos. “A alimentação escolar, além de ser um direito, é uma das estratégias mais importantes para o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escolar.”

Todos os alunos matriculados em cursos presenciais têm direito às refeições durante seus turnos de aula. Para os estudantes do Ensino Médio em turno integral, há ainda a opção de almoçar no restaurante às terças e quintas-feiras, com o carnê de almoço fornecido mensalmente pela Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil.

O espaço é de uso exclusivo dos estudantes e deve ser utilizado apenas nos horários definidos. Durante os períodos de higienização, o acesso ao refeitório é restrito, garantindo a manutenção de um ambiente limpo e seguro. As refeições são servidas nos seguintes horários:

– Desjejum: 6h50 às 7h15

– Lanche da manhã: 9h30 às 10h

– Almoço: 12h às 13h

– Lanche da tarde: 15h30 às 16h

– Jantar: 18h30 às 19h

Os cardápios semanais e as normas de funcionamento do Restaurante Estudantil, juntamente com outras informações importantes para estudantes e servidores, estão disponíveis no site institucional do Campus. Para acessar, basta visitar o menu lateral “Educacional” e selecionar “Restaurante Estudantil”. Para mais detalhes, você pode acessar diretamente aqui.