Campus Salgueiro terá 1º Centro de Inovação do Sertão em 2024

O campus Salgueiro do IFSertãoPE já começou o ano de 2024 com um importante marco na sua história: a instituição vai construir o primeiro Centro de Inovação e Cultura Maker do Sertão, com início da obra previsto para fevereiro. O espaço, fruto de esforços coletivos de professores, gestores, autoridades e parceiros, irá abrigar a Incubadora Sertão Maker, sala de reuniões, sala de podcast, laboratório de Internet das Coisas (IoT), e um laboratório de Tecnologias do Futuro. É um investimento que promete fomentar a cultura de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

Não é de hoje que o campus vê progressos importantes nessa área. Em 2021, em parceria com o MEC/SETEC, o campus conseguiu recursos para implantação do LabMaker, o primeiro espaço de cultura Maker da instituição, com equipamentos e estrutura para aulas imersivas, projetos de pesquisa e extensão envolvendo Lógica de Programação, Robótica, Inteligência Artificial, entre vários outros recursos, avaliados em mais de R$1 milhão. Em 2022, foi criada a Incubadora Maker, que já graduou nove empresas de Salgueiro, Recife e Natal (RN), e realizada a primeira maratona de negócios e inovação HackaSertão Salgueiro. O campus também conseguiu levar estudantes dos cursos técnicos e superiores a eventos importantes de inovação, como o RECnPlay, em Recife, e a maratona Hackaton Mercosul, em Assunção no Paraguai.

Hacka Sertão, realizado em 2023, vai ter segunda edição este ano

Depois de conhecer vários centros de inovação em outras instituições, dentro e fora do Brasil, o professor Marcelo Anderson conta que percebeu potencial em aplicar o modelo no campus Salgueiro, e partiu em busca de apoiadores. Assim, nasceu o projeto, e a jornada em busca de recursos. “A cultura Maker é uma cultura que transforma não só o processo de ensino e aprendizagem, mas que oportuniza aos alunos e à comunidade externa pensarem e desenvolverem soluções para problemas reais da nossa sociedade utilizando tecnologia moderna. O LabMaker tem mostrado resultados excelentes, mas faltava espaço adequado para reunião das equipes, das empresas incubadas, e para desenvolver outros projetos de base tecnológica. O Centro de Inovação vem preencher essa lacuna! Inicialmente pensado com quatro ambientes – sala de podcast/sala de reunião, laboratório de IoT, Laboratório de Tecnologias para o Futuro e a incubadora Sertão Maker – ele vai atender comunidade interna e externa. É uma grande conquista para nós, como instituição, e para a sociedade”, disse Marcelo.

Atualmente, o campus já tem uma série de projetos em desenvolvimento, em parceria com Sebrae, Cesar School, Amazon AWS, FACEPE, prefeitura de Salgueiro, e com a chegada do Centro de Inovação, deve estreitar ainda mais os laços. “Futuramente, a perspectiva é criar um Parque Tecnológico do Sertão, para que mais empresas e projetos possam ser beneficiados”, explicou o professor Marcelo.

A obra do Centro de Inovação deve iniciar em fevereiro, e ser concluída no segundo semestre deste ano.

Texto: Gabriela Lapa / Ascom