Curso de Tecnologia em Alimentos do campus Salgueiro do IFSertãoPE apresentou “Mostra de Tecnologia em Alimentos: Pirâmide Alimentar e Matérias-Primas” na ExpoSerrita

Na última sexta-feira (13), o curso de Tecnologia em Alimentos do campus Salgueiro do IFSertãoPE participou da ExpoSerrita 2024, realizada de 11 a 15 de setembro no município de Serrita-PE, por meio da “Mostra de Tecnologia em Alimentos: Pirâmide Alimentar e Matérias-Primas”. A ação fez parte do processo de curricularização da extensão, uma atividade obrigatória nos currículos de cursos superiores desde 2023.

Segundo a coordenadora do curso, Camilla Salviano, a mostra foi planejada para ser um elo entre o curso e a comunidade, possibilitando que os alunos, sob a supervisão dos docentes, pudessem ser protagonistas, desenvolvendo e expondo produtos. A Mostra de Tecnologia em Alimentos abordou temas discutidos nas disciplinas de Introdução à Nutrição, Inglês Instrumental, Matérias-Primas Alimentícias, Princípios de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos.

Os visitantes da “Mostra de Tecnologia em Alimentos: Pirâmide Alimentar e Matérias-Primas” tiveram a oportunidade de degustar produtos desenvolvidos pelos alunos, entre eles, geleia de casca de abacaxi, bolo com farinha de casca de abacaxi, bolo com farinha de semente de maracujá,  doces de leite e biscoitos.

Ao todo, 26 alunos participaram diretamente da exposição, com a colaboração de aproximadamente 35 estudantes nos preparativos dela. Estiveram presentes a coordenadora de Extensão, Michele Rufino, os docentes Camilla Salviano, Josenildo Forte, Joabis Nobre, e o técnico de laboratório José Honório. As docentes Luciana Façanha e Janaine Juliana também apoiaram os preparativos, enquanto o professor Rodrigo de Araújo, embora não tenha comparecer à ExpoSerrita, contribuiu com a mostra. Durante o evento, foram distribuídos folders informativos sobre o curso de Tecnologia de Alimentos.

A coordenadora Camilla Salviano falou sobre a importância da participação dos alunos em eventos como este: “Sempre é bom proporcionar aos alunos essa vivência, onde eles não só preparam o evento, mas também exercem liderança, demonstrando autonomia na interação com o público e compartilhando informações e experiências adquiridas no curso. Dessa forma, podemos devolver à sociedade o que está sendo investido em nossos alunos.”

A aluna Martiliany Adrielly contou a satisfação em representar o curso na ExpoSerrita: “Participar da ExpoSerrita foi muito proveitoso. Além de apresentarmos nosso curso, também tivemos a chance de conhecer a cultura e as tradições da cidade de Serrita.”