Inscrições para o Processo Seletivo 2025 do campus Salgueiro do IFSertãoPE ocorrerão de 21 de outubro a 25 de novembro

O campus Salgueiro divulgou o período de inscrições para o Processo Seletivo 2025. A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, e até o dia 25 de novembro, os candidatos interessados em concorrer a uma das 204 vagas disponíveis em cursos técnicos gratuitos poderão realizar suas inscrições.

Modalidades – O edital nº 89/2024 é referente ao Processo Seletivo para os cursos técnicos na modalidade Médio Integrado ao Técnico. Este ano, estão disponíveis 104 vagas, distribuídas entre três cursos: Agropecuária, Edificações e Informática.

Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 90/2024, a Instituição oferta 100 vagas nos cursos de Agropecuária e Edificações.

Inscrição – A inscrição do candidato será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSertãoPE (https://selecao.ifsertaope.edu.br/), entre os dias 21 de outubro e 25 de novembro de 2024. Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2025. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É fundamental que os candidatos leiam com muita atenção o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo III dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Prazos – O resultado preliminar do Processo Seletivo está previsto para publicação a partir de 16/12, e o resultado final, a partir de 27/12. As matrículas deverão acontecer em janeiro de 2025.

Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram o endereço e o contato do campus Salgueiro. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o campus Salgueiro nas redes sociais.

Acesse aqui o edital nº89/2024. Confira aqui o edital nº90/2024.