Início do conteúdo

PartiuIF brilha em atividade prática que aproxima teoria da prática


O PartiuIF (Curso Preparatório para o Ensino Médio) campus Salgueiro realizou uma atividade prática de alto impacto envolvendo alunos, professores e equipe pedagógica. O objetivo foi transformar conteúdos teóricos em experiências reais, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação de conhecimentos em situações do cotidiano.

A atividade, realizada no dia 12 de agosto, reuniu estudantes do 9º ano matriculados no PartiuIF, equipados com ferramentas e recursos que simulam ambientes profissionais. A prática ocorreu no Laboratório de Processamento de produtos de Origem Vegetal do curso superior em Tecnologia em Alimentos, localizado no campus Salgueiro. O PartiuIF atuou como facilitador, oferecendo orientações e insumos para o desenvolvimento de atividades desafiadoras que estimulam a resolução de problemas em tempo real. A atividade de elaboração de biscoitos foi a escolhida para demonstrar a teoria matemática sobre razões e proporções.

O momento foi iniciado com a apresentação dos objetivos e regras de segurança do laboratório e posterior elaboração de biscoitos de diferentes tipos (amanteigado, acebolado e doces) e encerramento com degustação dos biscoitos fabricados. “Ver a curiosidade dos alunos ganhando forma em projetos práticos é o que nos motiva a continuar”, avalia o monitor José Manoel. Para o professor de Matemática Leonardo Bernardo, a experiência permitiu aos alunos aplicara matemática no seu dia a dia. “Foi uma oportunidade de aprender fazendo, fortalecendo a compreensão e o interesse pelo conteúdo”, explica.

O Coordenador do PartiuIF, José Honório, acredita na aproximação entre conhecimento e prática. “Assim, seguimos estimulando autonomia, responsabilidade e colaboração entre estudantes. Além disso, proporcionar que o curso estimule a paixão dos alunos pelo IF campus Salgueiro, pois amanhã serão nossos futuros ingressantes no ensino médio”, pondera. De acordo com ele, outras atividades práticas já foram realizadas, tais como participações em práticas de leitura, com a ajuda da professora Jardiene Leandro e da monitora Marlene Alves; lançamento de foguetes, com o professor Samuel Feitosa, e o monitor Generson Eduardo, entre outras iniciativas.

Texto (adaptado): José Honório

Fim do conteúdo