Walla Nascimento é o primeiro aluno cego a concluir o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet no campus Salgueiro

No dia 24 de setembro, Walla Nascimento de Sousa, estudante com deficiência visual do campus Salgueiro, concluiu o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. Sob a orientação do professor Heraldo Lima Júnior, Walla é o primeiro e único aluno cego da Instituição a finalizar um curso superior.

Walla Nascimento, que já havia sido aluno da primeira turma de Agropecuária do Médio Integrado ao Técnico em 2014, retornou ao campus Salgueiro em 2021, após perder a visão em 2016. O retorno aos estudos de Walla foi estimulado pela visita de professores do campus, Rômulo Medeiros, Adriana Figueiredo e Patrícia Lourenço, que o apoiaram em um momento difícil. Professora Patrícia Lourenço relembra o desabafo do discente, que demonstrou um sentimento de tristeza por acreditar que nunca mais leria. “Não desanimei. Juntos, criamos um ambiente que o motivasse a seguir em frente”, destaca.

Durante a trajetória acadêmica, Walla Nascimento enfrentou desafios relacionados à falta de conhecimento dos profissionais sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual. No entanto, ele chamou a atenção para o esforço dos docentes em se adaptarem e tornarem os conteúdos acessíveis. “Apesar das dificuldades, o empenho dos professores fez toda a diferença”, afirmou.

O aluno também compartilhou a experiência em estudar num curso de nível superior do campus Salgueiro do IFSertãoPE : “Ingressei em 2021 no curso de Sistemas para Internet, uma área que já gostava e escolhi após o processo de reabilitação. Enfrentei desafios por estar em um campo diferente da minha formação anterior, mas o esforço valeu a pena. Sinto-me realizado e com conhecimentos adquiridos.”

Na graduação, o estudante foi acompanhado pela profissional brailista do campus, Sanielle Alves, que teve atuação relevante para auxiliar o desenvolvimento acadêmico dele.