Campus Serra Talhada registra primeiras defesas de tcc do curso de Engenharia Civil

O campus Serra Talhada encerrou 2023 com muitos motivos para festejar: no mês de Dezembro, foram realizadas as primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Engenharia Civil. Os trabalhos foram representados de 15 a 21/12, nas dependências do campus.

No dia 15/12, o concluinte Matheus Gomes da Silva abriu o calendário de defesas com o trabalho intitulado “AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS VAZADOS EM SERRA TALHADA – PE”, orientado pelos professores Oto Lima de Albuquerque Neto e Elivelthon Carlos do Nascimento. Já no dia 19/12 foi a vez de Alexandre Barbosa da Rocha apresentar o trabalho “Comportamento térmico de telhados cerâmicos: uma avaliação da eficiência térmica de telhas pintadas em cores claras”, orientado pelo professor Vitor Hugo Barros de Oliveira. No mesmo dia, Thalles Andriel Medeiros Nascimento apresentou o trabalho “MICRODRENAGEM URBANA: Estudo de caso e estratégias de mitigação para a Rua Agostinho Nunes de Magalhães, na cidade de Serra Talhada – PE”, orientado pelo professor Victor Gabriel Alves de Souza.

Alexandre e Thalles, com a banca avaliadora, comemoraram a apresentação

No dia 20/12, Johnny de Moura Rosa apresentou o trabalho “MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDOS DE CASO EM SERRA TALHADA-PE”, orientado pela professora Rafaella Pereira Marinho, e a estudante Gleyds Mikaelly Melo Lima apresentou “CARACTERIZAÇÃO DO SOLO E CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DO TIJOLO SOLO-CIMENTO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO FABRICADOS EM TRIUNFO – PE”, orientado pelo professor Elivelthon Carlos do Nascimento. O aluno Vinicius Roberto de Oliveira fechou as apresentações do dia com o trabalho “BIM NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”, orientado pelo professor Elivelthon Carlos do Nascimento.

No dia 21/12, o aluno Rangel Belarmino da Cruz apresentou o trabalho “ANÁLISES ESTATÍSTICAS COM MÉTODOS FRACTAIS DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DE CIDADES PERNAMBUCANAS”, orientado pelos professores Victor Hugo de Holanda Cavalcanti e Vitor Hugo de Oliveira Barros, encerrando esse primeiro ciclo de concluintes de Engenharia Civil.

Para o professor Elivelthon Carlos, que esteve em três bancas, o momento foi de celebração para instituição e estudantes. “São os primeiros engenheiros formados pelo campus Serra Talhada. Sem dúvidas, motivo de muita alegria para nós”, afirmou.

Texto: Gabriela Lapa / Ascom