Oficina “Do Bem Viver” Promove Estratégias para Controle da Ansiedade no IFSertãoPE

No intuito de oferecer ferramentas eficazes para o manejo da ansiedade e a promoção de um ambiente propício ao estudo, o campus Serra Talhada do IFSertãoPE promoveu a Oficina do Bem Viver, realizada nos dias 05, 13 e 27 de março e 04 de abril. Ministrada pelas professoras Silvana Leão, do IFSertãoPE, e Lourinalda Dantas, da UAST – UFRPE, a iniciativa voltou-se para os estudantes do Ensino Médio Integrado em Logística e Licenciatura em Física.

O evento visava introduzir estratégias para fomentar o “bem viver” tanto dentro quanto fora da sala de aula, almejando aprimorar a concentração, reduzir distrações e criar um ambiente mais propício à aprendizagem. Com o apoio de três alunas monitoras do curso de Licenciatura em Física, as professoras empregaram técnicas como meditação guiada, exercícios de respiração, dinâmicas de grupo e reflexões individuais, em um ambiente acolhedor e propício ao compartilhamento de experiências.

A oficina, direcionada especialmente aos licenciandos em Física, baseou-se em evidências científicas e focou-se em técnicas comprovadas para aprimorar a concentração e lidar com o estresse. Além disso, propôs-se que os futuros educadores empregassem tais ferramentas para promover o bem-estar emocional dos alunos e, consequentemente, a melhoria do processo de aprendizagem. Laís Oliveira, estudante do EMI em Logística, ressaltou a transformação proporcionada pela experiência: “Além de melhorar a flexibilidade e força física, também ajudou a acalmar a mente, reduzir o estresse e promover o bem-estar geral. Gostei bastante!”, afirmou.

Texto: André Nazário / Ascom