Alunos
Café Literário do campus Serra Talhada destaca o Modernismo e a arte nordestina
Na manhã da última sexta-feira (30), o campus Serra Talhada do IFSertãoPE foi palco da 3ª edição do Café Literário. Idealizado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Alcione Costa, o encontro deste ano teve como tema “O Modernismo brasileiro como lugar de denúncia das Vidas Secas de oportunidades e de sonhos”. Os alunos dos 3º anos B e C trouxeram à vida importantes obras do modernismo no Brasil, através de performances musicais, danças, teatro, poesia e até mesmo um curta-metragem.
O evento foi aberto com a interpretação da música “Anunciação” de Alceu Valença, e entre as apresentações, destacou-se o Teatro de Sombras, que recriou a última batalha da “guerra” de Canudos, inspirada na obra pré-modernista “Os Sertões” de Euclides da Cunha.
A dança, embalada pela canção “Nordeste Sangrento” de Luiz Gonzaga, representou o sofrimento e abandono dos nordestinos, capturando a dureza da terra e a maldade humana. O evento ainda trouxe performances individuais memoráveis, como a declamação do poema “Soneto de Fidelidade” de Vinicius de Moraes por Welliton Willames, e a interpretação da música “Onde Anda Você?”, de Vinicius de Moraes e Toquinho, por Jhonatan Natanael.
A professora Alcione, emocionada, refletiu sobre a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos. “A cada edição tenho sentido o quanto o chão da sala de aula é terreno fértil. Nossos estudantes possuem uma pluralidade artística em potencial que precisa ser melhor explorada no espaço escolar. Eventos como esse contribuem, sobremaneira, para o processo formativo dos estudantes, pois abrem espaço para a criatividade, para a coletividade e para a arte em suas diversas manifestações”, declarou Alcione, que se despede do IFSertãoPE este mês.
Com a saída da professora, o professor Cícero Nunes assumirá parte das suas aulas. Durante o evento, Nunes leu uma poesia autoral dedicada à colega e expressou o desejo de dar continuidade ao Café Literário nos próximos anos.