Estudantes exploram práticas industriais em visita técnica a Juazeiro do Norte

No último dia 6 de agosto, estudantes dos cursos subsequentes de Refrigeração e Climatização e Logística, do campus Serra Talhada do IFSertãoPE, realizaram uma visita técnica a Juazeiro do Norte, no Ceará, com o objetivo de aprofundar conhecimentos práticos em grandes empresas da região. Durante o dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento operacional da COMGELO e do Shopping Cariri, empresas que se destacam por suas avançadas tecnologias em refrigeração e climatização.

Na COMGELO, a atenção dos estudantes foi voltada para os sistemas de refrigeração que utilizam máquinas de amônia para a produção de gelo industrial e residencial. A visita ao Shopping Cariri, por sua vez, revelou o uso do fluido R134a e de sistemas de água gelada para a climatização dos ambientes, destacando a importância da eficiência energética e do conforto térmico em espaços comerciais de grande porte.

Além dos aspectos técnicos, a visita proporcionou uma visão abrangente sobre os processos produtivos, o descarte de resíduos, os procedimentos logísticos e as práticas de segurança do trabalho adotadas pelas empresas. A experiência foi enriquecida pela abordagem multidisciplinar, integrando áreas como gestão ambiental, segurança no trabalho e logística com a expertise técnica em Refrigeração e Climatização.

A professora Isabel Cabral, que acompanhou os alunos, ressaltou a relevância desse tipo de atividade para a formação acadêmica dos estudantes. “A visita técnica é importante pois eles conseguem associar o conhecimento teórico ao prático. Nas empresas que visitamos, vimos grandes equipamentos, rotina de produção, estoque organizacional, entre outros, que com certeza contribuíram bastante na formação dos nossos estudantes”, destacou a docente.