Início do conteúdo

Física


Perfil

A Física é o ramo do conhecimento humano que estuda as propriedades básicas que regem os fenômenos naturais. O estudo da Física permite descrever, prever e explicar, por meio de leis físicas e teoremas matemáticos, fenômenos desde a escala atômica até a dinâmica de galáxias.

A grade curricular da graduação em Física contempla o caráter técnico de um físico, estudando disciplinas como: Cálculo diferencial e integral, Álgebra linear, Física geral, Física experimental, Química geral, Mecânica clássica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica quântica, entre outras.

Além disso, por ser uma licenciatura, há preocupação com a formação humanística do egresso, por isso também são estudadas disciplinas como Sociologia, Filosofia, Legislação Educacional, Didática, Prática de ensino de Física, dentre outras.

Por ser um curso de licenciatura, seu objetivo principal é formar professores capazes de atuar no ensino fundamental e básico de Física em escolas públicas ou privadas. No entanto, sendo a Física uma ciência que lida com a pesquisa e a construção de explicações para diversos fenômenos da natureza, um físico pode também atuar na engenharia (de construção, nuclear, bélica), na computação, no lazer, na indústria, nas questões ambientais, nos observatórios astronômicos, na pesquisa de propriedades de materiais, na peritagem técnica (nas áreas policial e de consultoria), no mercado financeiro, entre outras áreas.

 

Informações gerais

Conceito do Curso (CC): 3 (2022)
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 4 (2021)
Enade: 2 (2021)
Índice Geral de Cursos (IGC): –
Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
Turno: Noturno/Vespertino
Modalidade: Presencial
Número Total de Vagas: 35 vagas
1.º Semestre: –
2.º Semestre: –

Organização curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3.240 horas
Estágio: 400 horas
Disciplinas Optativas: –
Disciplinas Eletivas: 90 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
Atividades Complementares: 200 horas
Período Mínimo de Integralização: 9 semestres

Formas de ingresso

O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:

Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.

Coordenação

Coordenador(a):
Vice-coordenador(a): –

Mais informações

Quadro docente

Sobre

O Colegiado de Curso de Física é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica.  É constituído pelo coordenador do curso e seu suplente, o vice-coordenador, por no mínimo três professores efetivos e respectivos suplentes e por um discente e seu suplente. Os representantes do Colegiado são eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução e reúnem-se a cada quinze dias para decidirem de forma coletiva, participativa e democrática sobre as demandas apresentadas, visando garantir a qualidade didático-pedagógica do curso.

  • Composição

Sobre

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.

Composição

 

Última atualização em 19/03/2024

Fim do conteúdo