Prorrogadas inscrições para cursos de qualificação profissional para mulheres

O Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) prorrogou as inscrições para as mais de 70 vagas em cursos de formação profissional para mulheres com idade a partir de 16 anos, parte do Programa Mulheres Mil.

As interessadas podem se inscrever até o dia 30 de setembro, através de formulário eletrônico (clique aqui). Os cursos oferecidos são: Manicure e Pedicure, Horticultora Orgânica e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, com 25 vagas cada um.

As aulas serão presenciais e ocorrerão no campus Petrolina Zona Rural para os cursos de Horticultora Orgânica e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. Já o curso de Manicure e Pedicure terá aulas ministradas na Associação Mãos Solidárias e no Campus Petrolina.

Os dias e horários de funcionamento dos cursos serão:

Manicure e Pedicure: Terças e quintas-feiras, das 18h às 22h;

Horticultura orgânica: Quartas e quintas de 18h às 22h, podendo as aulas práticas ocorrerem em outros turnos na semana ou final de semana;

Agente de Desenvolvimento Cooperativista: Quartas e quintas de 18h às 22h.

As estudantes selecionadas receberão uma bolsa formação no valor de R$ 640,00, que serão pagos em parcelas equivalentes ao número de meses no decorrer do curso, desde que comprovada frequência de 75% mensalmente.

A formação é voltada para mulheres (cisgênero, transgênero e travestis), que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, em contexto de pobreza, baixo grau de escolarização (fundamental incompleto , 1º ao 5º ano), que sejam responsáveis pelos cuidados dos filhos ou familiares, pelos cuidados da casa, vítimas de violência, observando as questões de desigualdade racial e étnica, de orientação sexual e identidade de gênero.

A previsão é de que a lista com os nomes das candidatas selecionadas seja publicada no dia 1º de outubro, e o início das aulas no dia 15 de outubro.

Clique aqui para acessar a retificação do cronograma e todas as informações referentes ao Edital nº 07/2024.