Cerimônia marca transmissão de cargo ao novo diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, nesta segunda-feira (11), a cerimônia de transmissão de cargo referente à Direção-Geral do campus. O novo diretor-geral, professor Vitor Prates Lorenzo, terá o mandato de quatro anos, a partir de março de 2024 até março de 2028. O evento, realizado no Auditório, reuniu servidores, estudantes e familiares.

A mesa de autoridades contou com a presença da reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras; do pró-reitor de Orçamento e Administração e reitor eleito do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar; dos pró-reitores de Ensino, Maria do Socorro Tavares; de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Francisco Kelsen; e de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, além do vereador Wenderson Batista, representando o prefeito de Petrolina.

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela UFPB, Vitor Lorenzo é professor de Química e, no campus Petrolina Zona Rural, onde leciona desde 2013, já ministrou disciplinas nos cursos de Agropecuária, Agronomia, Viticultura e Enologia, além de cursos de pós-graduação. Atua, ainda, como docente do programa de pós-graduação em Ecologia Humana, na Universidade do Estado da Bahia. Desde 2019, exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSertãoPE.

O novo diretor-geral demostrou muita emoção em seu discurso, que iniciou agradecendo e se despedindo de sua função como pró-reitor de Extensão. “Foi um período foi de muita alegria, fui muito feliz e gostaria de agradecer a nossa equipe. Foi um trabalho extremamente coletivo. Esse conjunto de esforço fez com que o Instituto avançasse muito em relação à extensão”, declarou Vitor.

Em seguida, Vitor Lorenzo destacou o potencial e conclamou a união de servidores e estudantes, no sentido de fazer o melhor pelo campus Petrolina Zona Rural.

“O nosso campus só conseguirá avançar, se desenvolver, se a gente tiver esse espírito de união, entendendo que o nosso propósito é transformar vidas através da educação. A gente entra com esse espírito de muita vontade para fazer com que as coisas aconteçam. Vamos estar sempre de portas abertas, para que de forma conjunta a gente consiga fazer todo esse processo de reconstrução de nosso campus e entregar mais oportunidades para nossos alunos e qualidade de vida para os servidores. Vamos transformar o campus Petrolina Zona Rural em referência dentro da Rede Federal de Ensino”, afirmou.

Ao final do discurso, Vitor Lorenzo destacou a importância da luta pela reestruturação da carreira dos Técnicos Administrativos. “Essa é uma bandeira que precisamos abraçar. Não podemos ser indiferentes”, disse.

Ao final da cerimônia, o representante do Grêmio Estudantil, Giovanne Marcelino, e a professora Ana Rita Leandro deram as boas-vindas e desejaram sucesso ao novo diretor. “Mantenham esse canal de diálogo sempre aberto, para que a gente se sinta acolhido. Vamos conjugar o verbo esperançar nesse novo momento”, concluiu a professora.

Clique aqui para conferir a transmissão do evento no YouTube.

Texto: Inês Guimarães / Ascom