Estudantes participam de curso sobre montagem e configuração de Drones

Estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE participam nesta terça e quarta-feira (9 e 10 de julho) de curso sobre montagem e configuração de Drones, ministrados pelos professores Leandro Gonçalves dos Santos e Gustavo da Silva Nascimento Costa (IFBaiano).

O curso, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes o conhecimento teórico e prático necessário para a montagem e configuração de Drones de forma eficiente e segura, é uma oferta do Laboratório IFEduca 4.0, em parceria com o @educa_drones, do campus Guanambi do IFBaiano. De acordo com o professor Pablo Teixeira, nesse primeiro momento, a capacitação contempla estudantes dos cursos de Agronomia, Viticultura e Enologia e Médio Integrado em Agropecuária, bolsistas do grupo de pesquisa, sob sua coordenação, Tecnologia e Produção Agropecuária no Semiárido (TecPAS). Os alunos trabalharão, posteriormente, como multiplicadores.

Para o professor, possibilitar o acesso dos estudantes a esses conhecimentos pode ser um diferencial na formação e posicionamento no mercado de trabalho. “O curso vem com a missão de capacitar nossos estudantes para ingressarem no universo da agricultura e pecuária digital, uma vez que os Drones já são reconhecidamente uma das ferramentas mais versáteis e importantes para otimizar a coleta de dados no setor agropecuário, permitindo uma tomada de decisão cada vez mais rápida”, declarou Pablo Teixeira.

Antônio Henrique cursa o sexto período de Agronomia, é bolsista do IFEduca 4.0 e faz parte do grupo de pesquisa TecPAS. Para ele, que já tem familiaridade com a tecnologia, participar da formação está sendo enriquecedor, por possibilitar o aprofundamento em seu conhecimento e habilidades práticas. “A montagem de Drones do zero me deu sensação de realização e domínio sobre a tecnologia. Sempre me identifiquei com essa área devido ao seu potencial inovador e suas diversas aplicações. Este curso reforçou minha paixão, mostrando como conhecimento técnico e criatividade podem gerar soluções únicas”, afirmou.

Entre os conteúdos abordados estão os tipos de Drones, sistemas de alimentação, navegação e propulsão, além de configurações, problemas recorrentes e teste de campo.