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Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)


Perfil

O curso de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) destina-se a atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da localidade na qual o curso está inserido. O curso tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas de conhecimentos técnico-científicos, competências e habilidades relacionadas ao ensino, voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica e proporcionar ao participante o aperfeiçoamento e aprofundamento de seu conhecimento teórico, sua reflexão crítica, articulando, gerando e/ou adaptando conhecimentos e tecnologias adequadas para desenvolver soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino.

Informações gerais

  • Modalidade: Presencial
  • Número Total de Vagas:
  • Período Mínimo de Integralização: 18 meses
  • Período Máximo de Integralização: 30 meses

Organização curricular

  • Carga Horária Mínima de Integralização: 480 horas
  • Disciplinas Obrigatórias: 240 horas
  • Disciplinas Optativas: 90 horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso: 150 horas

Forma de ingresso

  • O processo seletivo de discentes para o ProfEPT ocorre anualmente, por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Para mais informações, consulte a página do programa: https://profept.ifes.edu.br/selecao

Coordenação

Mais informações

  • Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
  • Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Bancas de Defesa

Bancas de Qualificação

Última atualização em 18/09/2025

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