Inaugurado o Refeitório Gratuito do Campus Serra Talhada: Alimentação Saudável e Variada para Estudantes

Na manhã da última quinta-feira (21), o campus Serra Talhada do IFSertãoPE celebrou a tão aguardada inauguração do seu refeitório. Com o objetivo de fornecer alimentação gratuita e de qualidade, o evento contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade acadêmica.

“Estamos extremamente satisfeitos em finalmente concretizar este projeto tão importante para o bem-estar e desenvolvimento dos nossos estudantes”, expressou o Diretor-Geral do campus, Isaías Lima, durante seu discurso de abertura. A inauguração contou com a presença do reitor eleito, Jean Carlos, e do Chefe do Departamento de Administração e Planejamento, Elenilson Veras, além de outros membros da equipe gestora e colaboradores.

Inicialmente, o refeitório produzirá aproximadamente 400 refeições por dia, visando garantir que os estudantes tenham acesso a uma alimentação saudável e variada. Um aspecto importante é a origem dos alimentos, com destaque para as frutas provenientes da Chamada Pública realizada no ano passado, cujos fornecedores são um grupo de mulheres da zona rural do município.

Para a efetivação do projeto, foram adquiridos diversos equipamentos que visam melhorar a eficiência da produção, tais como fogão industrial, liquidificador industrial, freezers, geladeira comercial e processador, entre outros. Três servidores terceirizados foram contratados para atuar no refeitório: uma cozinheira e dois auxiliares.

“A alimentação escolar deve ser priorizada com opções saudáveis e adequadas, respeitando a cultura, tradições e hábitos alimentares saudáveis”, destacou a nutricionista Aurelânea Carvalho. Segundo a profissional, a iniciativa do campus em garantir a alimentação escolar é de grande relevância, uma vez que contribui para o rendimento escolar e o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, conforme preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a inauguração do refeitório, o campus Serra Talhada reafirma seu compromisso com a qualidade de vida e bem-estar de seus alunos, proporcionando não apenas educação de excelência, mas também condições para uma formação integral.

Texto: André Nazário / Ascom