Sobre o Campus
Apresentação
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE foi criado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet Petrolina), pela Lei n.º 11.892/2008. Localizado na PE 647, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho N4, Petrolina-PE, possui 1.904.600 m2 de área total e 16.457 m2 de área construída. Desta, 4.544 m2 são de área administrativa; 10.652 m2 de área pedagógica (salas de aula e laboratórios) e 1.260 m2 de área esportiva.
A estrutura física do campus é composta por um auditório (o Salão András Lakatus, com capacidade para 120 pessoas); um bloco de salas de professores; 19 salas de aulas; nove laboratórios (Análises de Plantas e Solos, Controle de Qualidade de Alimentos, Produção Vegetal, Biologia Vegetal, Química, Química Enológica, Zootecnia, Informática e Desenho Técnico e Topografia); seis unidades zootécnicas (Bovinocultura, Caprinovinocultura, Apicultura, Suinocultura, Piscicultura e Avicultura); Fábrica de Ração; Escola do Vinho; Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia; Setor de Agroindústria; Setor de Agropecuária; Núcleo de Arte e Cultura, Biblioteca, Restaurante Institucional, Residência Estudantil e Ginásio Poliesportivo.
Atualmente, o campus oferece cursos nas modalidades Médio Integrado (Agropecuária), Subsequente (Agricultura, Agroindústria e Zootecnia), Superior (Bacharelado em Agronomia e Tecnologia em Viticultura e Enologia), Pós-Graduação Lato Sensu (Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Manejo de Solo e Água, Pós-Colheita de Produtos Hortifrutícolas) e Stricto Sensu (Mestrado Profissional em Filosofia), além cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Além de Petrolina, o campus beneficia mais seis municípios do sertão pernambucano: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó, além de distritos de Petrolina como Rajada e Pau Ferro. No estado Bahia, também abrange os seguintes municípios: Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso.