Início do conteúdo

IFSertãoPE obtém aprovação da Capes para recepção de até 54 doutorandos em 2025


A partir de 2025, uma iniciativa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) irá oferecer mais oportunidades de qualificação profissional para servidores da instituição. Recentemente, o IFSertãoPE foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a atuar como instituição receptora de doutorandos em três novos Projetos de Cooperação Institucional (PCI), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), respectivamente. No total, serão oferecidas até 54 vagas para a instituição, distribuídas em três programas de pós-graduação stricto sensu.

As oportunidades de Doutorado Interinstitucional (Dinter) recém-aprovadas contemplam as áreas de Educação, Educação Especial e Educação Matemática. Serão 30 vagas para o Doutorado em Educação, em parceria com a UFPR; 14 para o Doutorado em Educação Especial, oferecido pela UFSCar; e mais 10 vagas para o Doutorado em Educação Matemática, resultado de uma parceria entre a Unesp, o IFSertãoPE e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será a instituição receptora deste Dinter.

A iniciativa atende a uma demanda identificada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IFSertãoPE, que realizou uma consulta interna, no segundo semestre de 2023, para conhecer as necessidades de qualificação profissional dos servidores. “Esta parceria marca um passo significativo para o IFSertãoPE, promovendo o desenvolvimento acadêmico e ampliando as oportunidades de pesquisa e formação para a instituição. A chegada desses doutorandos trará novas perspectivas e contribuirá para o fortalecimento dos programas educacionais e de pesquisa do IFSertãoPE”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Gama.

De acordo com a Propip, o início das atividades letivas está previsto para o primeiro semestre de 2025. As aulas do Dinter em Educação e em Educação Especial acontecerão no IFSertãoPE, em Petrolina. Já as aulas do Dinter em Educação Matemática serão realizadas na Univasf. Cada um dos cursos terá um processo de seleção específico, que será regido segundo a organização dos respectivos programas de pós-graduação (PPG) das instituições proponentes: UFPR, UFSCar e Unesp.

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo