Novos conselheiros do Consup do IFSertãoPE tomam posse

Uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (03) na Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) marcou a posse dos novos membros do Conselho Superior da instituição. Foram empossados pelo Reitor do IFSertãoPE, professor Jean Carlos de Coelho Alencar, 33 conselheiros titulares e 33 suplentes, representando os segmentos discente, docente e de técnicos-administrativos em educação, além do Colégio de Dirigentes (Codi), egressos, representantes do Ministério da Educação (Mec) e da Sociedade Civil.

Durante a cerimônia de posse, a Procuradora Federal junto ao IFSertãoPE, Juliana Gomes Campelo de Matos Braz, proferiu uma palestra para os novos conselheiros, apresentando a estrutura da Procuradoria e como os membros do Consup podem contar com essa estrutura para dirimir dúvidas e ajudar nos trabalhos do conselho. A palestrante abordou ainda algumas das competências dos conselheiros, previstas no Regimento Interno do Consup, seus limites e responsabilidades. “O momento foi muito proveitoso, tendo sido percebido bastante interesse nas informações repassadas”, avaliou Braz.

A Procuradora Federal junto ao IFSertãoPE, Juliana Braz, apresentou a estrutura da Procuradoria aos novos conselheiros

Quem também participou da cerimônia de posse dos novos conselheiros foi a Auditora Titular do IFSertãoPE, Maria Damiana de Araújo Macedo. A auditora tratou sobre a estrutura do Consup e o papel que deve ser desempenhado por cada membro do conselho. “É importante que cada Conselheiro compreenda quais temáticas são tratadas nas reuniões, como essas pautas devem ser analisadas e votadas e tenha consciência da importância do papel que desempenha no processo de tomada de decisões no âmbito da instituição”, explicou Macedo.

A Auditora Titular do IFSertãoPE, Damiana Macedo, tratou sobre o papel que deve ser desempenhado por cada membro do Consup.

O Pedagogo Antonio Marcos da Conceição Uchoa é um dos novos membros do Consup do IFSertãoPE. Ele ocupa a vaga reservada ao representante dos Técnicos-Administrativos em Educação da Reitoria do instituto. Para Marcos Uchoa, as expectativas para o biênio 2024-2025 são boas, apesar do cenário difícil financeiro, com o contexto do arcabouço fiscal e os reflexos disso no cotidiano do instituto. “Os novos conselheiros e conselheiras já sinalizaram publicamente o desejo de realizar um bom trabalho frente às necessidades institucionais, bem como ampliar as próprias ramificações democráticas oriundas das discussões com suas respectivas bases e da necessidade de atualização de vários normativos institucionais, sempre na perspectiva das discussões coletivas”, analisou Uchoa.

Primeira reunião dos novos conselheiros

Os novos membros do Consup do IFSertãoPE já tiveram trabalho nesta sexta-feira (04), um dia após a posse. Eles participaram da 4ª Reunião Ordinária e apreciaram e deliberaram sobre resoluções, regulamentos e normativas com diversos temas.