IFSertãoPE abre inscrições para alunos bolsistas no Programa de Iniciação à Docência

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) divulgou, hoje (25), o edital n° 94/2024, o qual é referente ao processo seletivo  para formação de cadastro de reserva de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com vagas destinadas a estudantes das licenciaturas em Computação, Física, Matemática, Música e Química. O Pibid é uma iniciativa financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), com o objetivo de introduzir estudantes de licenciatura à prática docente e fortalecer a formação continuada de professores da educação básica.

O programa, que terá início previsto em 16 de novembro de 2024, oferece bolsas no valor de R$ 700,00 mensais por um período de 24 meses, com término previsto para outubro de 2026. Para se candidatar, os alunos precisam atender a critérios como bom desempenho acadêmico e disponibilidade de 40 horas mensais (cerca de 10 horas semanais) para participar das atividades do PIBID. Além disso, devem estar matriculados em um dos cursos de licenciatura do subprojeto e firmar um termo de compromisso. Candidatos que possuam vínculo empregatício ou estágio remunerado poderão participar, desde que não tenham relação de trabalho com a instituição ou com a escola onde desenvolverão as atividades do subprojeto.

As inscrições devem ser realizadas de 28 de outubro a 03 de novembro de 2024, por meio do formulário eletrônico disponível neste link. No momento da inscrição, os interessados deverão anexar, em formato PDF, os documentos exigidos: ofício de encaminhamento (Anexo I), declaração de vínculo (se houver), histórico escolar atualizado, currículo (modelo CAPES) com comprovações, documento de identificação com CPF e declaração de disponibilidade (Anexo II). Acesse aqui o edital n° 94/2024.