Helios (Sistema de Votações On-line)
Com o objetivo de modernizar os seus processos democráticos, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) decidiu adotar o sistema eletrônico de votação Helios voting, que visa facilitar os procedimentos de consulta à comunidade acadêmica de natureza eletiva. A decisão foi referendada no início de outubro, por meio da Resolução n.º 56/2023 do Conselho Superior (CONSUP), que instituiu o sistema Helios voting como novo método de votação e apuração a ser utilizado em pleitos promovidos pela instituição.
Um dos requisitos para participar do processo eletrônico de votação é possuir uma conta de e-mail institucional válida, já que as informações relativas ao pleito são enviadas diretamente para o correio eletrônico do(a) usuário(a). Desse modo, somente estudantes e servidores do IFSertãoPE estarão aptos a votar, cujos nomes são previamente divulgados pela comissão eleitoral responsável pelo processo.
Em caso de dúvidas sobre o uso do sistema, os usuários poderão encaminhar mensagem para o endereço eletrônico da comissão eleitoral: caeleito@ifsertao-pe.edu.br.
![]() |
O Sistema de Votação Helios é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), Ben Adida. Permite a realização de eleições através da Internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário. Foi utilizada uma modificação feita pelo IFSC da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, para permitir integrar com nossa base de usuários, para traduzir a interface para a língua portuguesa e também alguns ajustes para melhorar sua usabilidade. O código fonte desta versão do IFSC, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: https://github.com/ifsc/server . O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.
O Helios permite que:
- O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente;
- Que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada;
- Que qualquer um possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados;
- A escolha de um eleitor (seu voto) NÃO seja revelada através de comprovante, por exemplo.
Organizações que utilizam
- IFSC: https://helios.ifsc.edu.br/
- IFPR: https://reitoria.ifpr.edu.br/comissao-eleitoral-do-consup-divulga-informacoes-a-respeito-do-processo-de-eleicao/
- IFF: http://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias/conselho-superior-aprova-votacao-online
- IFG: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/138-ifg/pro-reitorias/desenvolvimento-institucional/dti/tecnologia-da-informacao/396-servicos-de-ti?showall=&start=20
- USP: https://jornal.usp.br/institucional/usp-implanta-sistema-inedito-de-votacao-eletronica/
- UTFPF: http://www.utfpr.edu.br/noticias/geral/couni-aprova-eleicao-remota-para-escolha-de-reitor-da-utfpr
- UFSC: https://e.ufsc.br/e-democracia-ajuda/
- IFMT: https://eleicoes.ifmt.edu.br/helios/