Servidores
IFSertãoPE realiza posse coletiva de novos docentes aprovados em concurso público
O mês de fevereiro começou com uma importante conquista para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Na tarde de segunda-feira (2), foi realizada no auditório do campus Petrolina a cerimônia de posse coletiva de 54 novos docentes, aprovados no último concurso público para professores efetivos da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Os servidores recém-empossados irão atuar em sete campi – Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada –, contribuindo para o desenvolvimento institucional e o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFSertãoPE.
De fato, a chegada dos novos docentes foi bastante celebrada por toda a comunidade acadêmica. Para dar as boas-vindas aos servidores ingressantes, a cerimônia foi iniciada com uma apresentação artística de Franciane Dias, egressa do curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE e professora do Instituto Federal Baiano (IFBaiano). Na sequência, foi exibido um vídeo institucional de apresentação e uma animação em forma de literatura de cordel que explica, de maneira bem-humorada, a origem do nome do IFSertãoPE.
Além da presença de amigos e familiares, a cerimônia de posse contou com a participação dos diretores-gerais de cada campus, dos cinco pró-reitores, da diretora de Gestão de Pessoas e do reitor do IFSertãoPE, que compuseram a mesa de abertura da solenidade. Em suas falas, os gestores parabenizaram os novos docentes e destacaram a importância da sua chegada para a instituição, dirigindo-lhes palavras de incentivo e acolhimento. Como gesto simbólico de boas-vindas, os novos servidores foram convidados a receber os termos de posse e compromisso pelos diretores-gerais dos seus respectivos campi, onde passarão a atuar nos próximos dias.
Este foi o caso da servidora Girllaynne Marques, que na ocasião tomou posse como professora efetiva do campus Floresta, em regime de dedicação exclusiva na área de Língua Portuguesa. “É bem gratificante não só ser servidor público, mas principalmente ser servidor público de uma instituição de excelência [o IFSertãoPE], com um projeto de educação tão bonito e vinculado à comunidade, de desenvolvimento social. Eu estou realmente muito, muito feliz”, comemorou a nova docente.
Em seu discurso final, o reitor Jean Alencar, agradeceu aos recém-empossados por escolherem a instituição como local de trabalho e fez uma breve retrospectiva da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSertãoPE também faz parte. “Tenham certeza de uma coisa, aqui estão as pessoas que irão transformar a vida de muitos meninos e meninas”, afirmou o reitor.
“Para concluir, gostaria de deixar um recado, recado este que sempre dou aos nossos alunos na colação de grau das licenciaturas: cada um tem sua vivência formativa, mas quando entrarem em sala de aula saibam que lá estarão várias pessoas e que vocês serão espelho para elas. Assim, saiam daqui com esta missão, sejam este espelho para seus alunos, e assim como Paulo Freire, promovam uma educação transformadora e principalmente emancipatória”, ressaltou Alencar.








