Reitor do IFSertãoPE participou da terceira edição da Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar, esteve presente, na última quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para as instituições congregadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2025.

A iniciativa no Parlamento foi organizada pelo Conif e reuniu dirigentes dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Dom Pedro II. Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a estimativa é de que a Rede Federal precise de R$ 4,7 bilhões para garantir o funcionamento de todas unidades no próximo ano.

Esta é a terceira edição da mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT. “Nossa intenção é conscientizar o Parlamento sobre a importância de a Rede Federal ter um orçamento mais justo e robusto, que realmente atenda às necessidades das instituições”, declarou o presidente do Conif, Elias Monteiro.

“Nossas instituições são casas de educação e gozam do respeito de nossas comunidades acadêmicas, sendo reconhecidas por levar uma educação de qualidade aos rincões brasileiros”, completou Monteiro, que também é reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Ele lembrou que a Rede Federal tem sofrido desinvestimentos na última década. No ano passado, as instituições perderam orçamento no Congresso enquanto o texto enviado pelo Executivo tramitava na Casa.

De acordo com um levantamento realizado pelo Fórum de Planejamento do Conif (Forplan), as instituições vinculadas ao Conselho dispunham de um orçamento de R$ 3,6 bilhões em 2015. Neste ano, o montante destinado ao custeio de manutenção, limpeza, energia e pagamento de terceirizados foi de R$ 2,5 bilhões.

O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar, considerou positiva a terceira edição da Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT. “Avalio como positiva, pois conseguimos avanços para nossa instituição e, em breve, vamos divulgá-los para toda a comunidade”, afirmou.

Texto: Portal do Conif, com alterações

Foto: Moacir Evangelista