Estágio
IFSertãoPE celebra Dia do(a) Estagiário (a) e disponibiliza oportunidade de capacitação profissional
Celebrado em 18 de agosto, o Dia do(a) Estagiário(a) foi instituído em razão da criação da primeira legislação específica sobre estágios no Brasil, que ocorreu em 18 de agosto de 1982, por meio do Decreto n.º 87.497. Esse decreto foi um marco, pois estabeleceu as primeiras regras para a realização de estágios no país, definindo direitos e deveres tanto dos estagiários quanto das empresas e instituições de ensino. A criação dessa data comemorativa visava destacar a importância dos estágios como uma etapa fundamental na formação de futuros profissionais. Atualmente, a legislação que regula os estágios é a Lei n.º 11.788/2008, conhecida como a Lei do Estágio. Esta lei estabelece as normas que orientam a realização de estágios para estudantes, tanto no nível médio quanto no superior.
Com o intuito de contribuir para o processo formativo e desenvolvimento de habilidades de estudantes e estagiários, no dia 01 de agosto, o IFSertãoPE, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, estabeleceu um acordo de cooperação técnica com a startup pernambucana Happen (escola de habilidades), que desenvolveu a plataforma Quark, focada no aprendizado de Soft Skills. De forma gamificada, o discente poderá navegar livremente na plataforma em trilhas de conteúdo sobre Comunicação, Liderança e Motivação, Inteligência Emocional, Transformação Digital e Educação Empreendedora, consumindo os conteúdos em formato de microlearning, que consiste em oferecer conteúdos em pequenos módulos, chamados de “pílulas” de aprendizado.
As pílulas de aprendizado podem ser consumidas em pouco tempo, geralmente entre 5 a 15 minutos. Esses módulos focam em conceitos específicos e são projetados para serem fáceis de entender e rapidamente aplicáveis. A ideia é que, ao quebrar o conteúdo em partes menores, os alunos possam aprender de forma mais eficaz, facilitando a retenção de informações e permitindo que o aprendizado se encaixe facilmente em suas rotinas diárias, conquistando micro certificações, desenvolvimento de habilidades e agregando valor ao currículo dos estudantes que estão em busca de desenvolvimento profissional.
“O estágio é uma das modalidades possíveis de aproximação do(a) estudante com o mundo da prática profissional. Também cumpre um importante papel de comunicar ao Instituto as necessidades latentes do mercado, influenciando na atualização de nossos currículos. O estágio é um componente pedagógico importante para a formação completa do(a) profissional. Para ajudar nessa formação, a startup Happen Quark está ofertando gratuitamente minicursos em áreas importantes. Visitem a plataforma e aproveitem os cursos. Em breve, promoveremos encontros presenciais em cada campus. Parabéns a todas e todos os(as) estagiários(as) do IFSertãoPE, e obrigada às orientadoras e orientadores de estágios, assim como às empresas e instituições parceiras na formação dos(as) estudantes do IFSertãoPE“, disse a pró-reitora de Extensão Adeisa Guimarães.