Aula Inaugural dá início às atividades do Projeto Juventude Transformando o Futuro

Na noite de ontem (14), ocorreu a aula inaugural do Projeto Juventude Transformando o Futuro, que integra o Programa Manuel Querino. A cerimônia aconteceu no campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), apoiadora do projeto, e contou com a participação dos discentes das turmas do curso de Assistente em Administração, realizado na modalidade Formação Inicial e Continuada.

O evento contou com a presença do coordenador geral do projeto no IFSertãoPE, Vitor Lorenzo; do diretor do campus Petrolina da UPE, Tarcísio Fulgêncio; da coordenadora pedagógica, Leopoldina Veras; e do coordenador administrativo, Alberto Bruno.

Além das boas-vindas dadas aos alunos pela mesa de autoridades, a programação incluiu a palestra “Construindo o Futuro: a Importância da Persistência no Caminho do Sucesso”, ministrada pelo professor de História do campus Petrolina do IFSertãoPE, Diedson Alves.

Após a cerimônia, os estudantes tiveram um momento para conhecer alguns professores e receber informações sobre a dinâmica das aulas. Na próxima quarta-feira (16), o projeto inicia suas atividades com a aula inaugural em Águas Belas – PE, que contará com turmas dos cursos de Eletricista Predial e Assistente em Administração. Essa é a primeira etapa do projeto. As perspectivas são de que novas ofertas de cursos sejam realizadas nas cidades de Araripina, Águas Belas e Petrolina ao longo de 2025.

Projeto Juventude Transformando o Futuro

O projeto é parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O projeto foi aprovado pelo IFSertãoPE por meio de chamada pública junto ao MTE. Seu objetivo é promover ações de qualificação social e profissional para jovens e trabalhadores, contribuindo para sua formação integral e facilitando seu acesso e permanência no mercado de trabalho.