Início do conteúdo

Helios (Sistema de Votações On-line)


Com o objetivo de modernizar os seus processos democráticos, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) decidiu adotar o sistema eletrônico de votação Helios voting, que visa facilitar os procedimentos de consulta à comunidade acadêmica de natureza eletiva. A decisão foi referendada no início de outubro, por meio da Resolução n.º 56/2023 do Conselho Superior (CONSUP), que instituiu o sistema Helios voting como novo método de votação e apuração a ser utilizado em pleitos promovidos pela instituição.

Um dos requisitos para participar do processo eletrônico de votação é possuir uma conta de e-mail institucional válida, já que as informações relativas ao pleito são enviadas diretamente para o correio eletrônico do(a) usuário(a). Desse modo, somente estudantes e servidores do IFSertãoPE estarão aptos a votar, cujos nomes são previamente divulgados pela comissão eleitoral responsável pelo processo.

Em caso de dúvidas sobre o uso do sistema, os usuários poderão encaminhar mensagem para o endereço eletrônico da comissão eleitoral: caeleito@ifsertao-pe.edu.br.

 


O Sistema de Votação Helios é desenvolvido pelo  Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), Ben Adida. Permite a realização de eleições através da Internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário. Foi utilizada uma modificação feita pelo IFSC da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, para permitir integrar com nossa base de usuários, para traduzir a interface para a língua portuguesa e também alguns ajustes para melhorar sua usabilidade. O código fonte desta versão do IFSC, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: https://github.com/ifsc/server . O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.

O Helios permite que:

  • O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente;
  • Que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada;
  • Que qualquer um possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados;
  • A escolha de um eleitor (seu voto) NÃO seja revelada através de comprovante, por exemplo.

Organizações que utilizam


As unidades do IFSertãoPE que desejarem realizar pleitos locais poderão formalizar as suas solicitações por meio da Central de Serviços do SUAP (Tecnologia da Informação > Sistemas e Aplicativos > Sistemas > Sistema de Votação Online Helios), que ficarão sujeitas à análise e à autorização do responsável pela unidade. Uma vez autorizada, todas as tratativas da solicitação serão executadas na sequência do chamado aberto.


Última atualização em 17/04/2025

Fim do conteúdo