Tem início a VI edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Ontem (16), teve início a VI edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento está sendo realizado no campus Serra Talhada e começou com competições de voleibol e basquete, seguidas pela solenidade de abertura.

A mesa diretiva da cerimônia contou com a participação do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar; do diretor do campus Serra Talhada, Isaías Lima; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeisa Guimarães; do pró-reitor de Ensino, Rafael Aquino; do vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira; da representante dos discentes, Vanessa Cristina; e do representante dos docentes de Educação Física, Noberto Freire Filho.

Em seu discurso, o reitor Jean Carlos de Alencar falou sobre a importância do esporte na formação dos estudantes:

“Este momento não é apenas a abertura de uma competição esportiva, mas uma celebração da integração, da amizade e do espírito coletivo que permeia nossa instituição. Como ex-atleta, sei bem o quanto o esporte pode transformar vidas. Os valores que aprendemos dentro de quadra, nos campos e nas pistas vão muito além do resultado de uma partida ou do placar final. O esporte ensina a lidar com desafios, a vencer as adversidades e, principalmente, a crescer com cada experiência vivida. A disciplina, a resiliência, o respeito e o espírito de equipe que adquirimos na prática esportiva são fundamentais não apenas para o sucesso no esporte, mas também para a vida pessoal e profissional.”

O reitor também agradeceu aos atletas por aceitarem o desafio e por estarem presentes, além de reconhecer a dedicação de todos os envolvidos na organização, em nome de Valéria Coriolano (diretora de Políticas de Assistência ao Educando) e do professor Tarcísio David. Ele também fez um agradecimento especial ao professor Isaías e à equipe do campus Serra Talhada pela disposição e acolhida.

Anfitrião do evento, o diretor do campus Serra Talhada, Isaías Lima, deu as boas-vindas às delegações:

“É com imensa alegria e orgulho que nos reunimos hoje aqui, na querida cidade de Serra Talhada, para dar início aos Jogos Intercampi do IFSertãoPE. Um evento que não apenas celebra o esporte, mas também a união, o respeito e a parceria entre os nossos campi. Recebemos com entusiasmo as delegações de Petrolina, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Floresta e Petrolina Zona Rural. Sejam todos muito bem-vindos! Vocês não vêm apenas representar suas instituições, mas também trazer consigo a garra, a determinação e o espírito esportivo que nos une como uma grande família.”

A aluna do campus Serra Talhada, Vanessa Cristina, compartilhou o sentimento de representar os discentes do IFSertãoPE. “Foi uma sensação única. Poder representar os atletas desta instituição que tanto me acolheu é realmente uma honra. Estou maravilhada com todo o reconhecimento. Boa parte da minha trajetória tem nome: IFSertãoPE.

As apresentações culturais ficaram por conta do Grupo de Xaxado Cangaceiros de Vila Bela e das Balizas do IFSertãoPE – Campus Serra Talhada. Os Jogos Intercampi seguem até o próximo sábado (21), reunindo discentes dos sete campi do IFSertãoPE: Petrolina, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Floresta, Petrolina Zona Rural e Serra Talhada.