Três novos livros serão lançados pela Editora IFSertãoPE ao longo desta semana

A Editora IFSertãoPE publica, entre os dias 10 e 12 de abril, três novos e-books. Serão realizados três Webnários PublicAção, referentes às obras “Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças: Coletânea de Pesquisas” das organizadoras Jane Oliveira Perez, Andréa Nunes Moreira e Ana Elisa Oliveira dos Santos; “Conceitos Básicos de Cinética Química com uma Abordagem Inclusiva”, organizado por Gabriel Messias Vieira Piancó da Silva, Layane Lima Sabóia e Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima; e “Relações Étnico-Raciais e Artes na Educação Básica: Desafios e Possibilidades”, dos organizadores Renan Ribeiro Moutinho e Eduardo Machado dos Santos.

O e-book “Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças: Coletânea de Pesquisas” faz parte da Série Trabalhos Acadêmicos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade EAD “Pós-Colheita de Produtos Hortifrutícolas”, do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. O livro apresenta diversos artigos científicos oriundos de pesquisas e revisões bibliográficas, realizadas pelos pós-graduandos ao longo de 2023. Os estudos abordaram temas como tecnologias pós-colheita; avaliações de perdas; comercialização; aspectos fisiológicos de frutas e hortaliças; manejos de pragas e doenças na pós-colheita, entre outros assuntos relevantes na área. Será lançado na quarta-feira (10), às 19h, no canal do Youtube IFSertãoPE TV Oficial.

O segundo e-book, “Conceitos Básicos de Cinética Química com uma Abordagem Inclusiva”, faz parte do projeto realizado no campus Salgueiro do IFSertãoPE, que objetivou contribuir com uma abordagem inclusiva, humana e diversificada da Cinética Química no ensino médio. O livro contempla abordagens teóricas (com explicações escritas e em videoaulas) até sua parte prática, com exercícios e jogos virtuais que englobam o conteúdo explanado, o qual trará contribuições significativas a toda a comunidade acadêmica, alunos e educadores. Será lançado na quinta-feira (11), também às 19h, no canal do Youtube IFSertãoPE TV Oficial.

Já a obra “Relações Étnico-Raciais e Artes na Educação Básica: Desafios e Possibilidades” faz parte da parceria com o XII COPENE, ABPN e a Editora IFSertãoPE. O e-book apresenta oito textos acadêmicos em formato de artigos, ensaios ou relatos de experiência que versam sobre as relações étnico-raciais no ensino do componente curricular Artes em suas diversas linguagens, no âmbito da Educação Básica pública e privada. O livro contribui para os esforços por diálogos antirracistas em fóruns acadêmicos que promovam deslocamentos epistemológicos e possibilidades de reflexão que acolham fazeres e saberes historicamente vilipendiados socialmente, caso da produção acadêmica oriunda de pesquisadores(as) negros(as) e indígenas. Será lançado na sexta-feira (12), às 16h, também no canal do Youtube IFSertãoPE TV Oficial.

Texto: Larissa Lins / Ascom