Extensão
Programa de Apoio ao Empreendedorismo (Paem) certifica turmas de Floresta e Serra Talhada
Na noite de 16 de outubro de 2025, foi realizada, no auditório do campus Serra Talhada do IFSertãoPE, a cerimônia de certificação do curso “Seja Empreendedor”, ação integrante do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (Paem) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O Paem é uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo Instituto, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com apoio do Sebrae. O objetivo é estimular a cultura empreendedora e capacitar microempreendedores e autônomos na região.
O evento, marcado por emoção e celebração, reuniu alunos das turmas do curso “Seja Empreendedor” ofertados nas cidades de Serra Talhada e Floresta. O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, prestigiaram o evento, que contou também com a presença de todos os outros pró-reitores da Instituição. Familiares e amigos dos formandos também participaram do momento de reconhecimento e conquista. Durante o evento, os alunos demonstraram entusiasmo e gratidão, levantando uma bandeira simbólica em apoio ao “PAEM – Parte 2”, como forma de reforçar o desejo de continuidade do projeto que transformou positivamente suas trajetórias.
“O curso ‘Seja Empreendedor’ proporcionou aos participantes conhecimentos fundamentais sobre gestão, inovação e planejamento, permitindo que muitos deles passassem a administrar melhor seus negócios ou até criassem novos empreendimentos”, ressalta a coordenadora adjunta do Programa no campus Serra Talhada, a professora Isabel Cabral. Em seus discursos durante a cerimônia, o aprendizado adquirido foi destacado pelos próprios alunos como essencial para o crescimento pessoal e profissional de cada um. A parceria com o Sebrae também foi fundamental para que o curso acontecesse.
Durante a cerimônia, também foram entregues banners com as logomarcas personalizadas aos alunos sorteados. Ao todo, cinco participantes de cada polo foram contemplados com uma assessoria exclusiva para o desenvolvimento de seus negócios. Além dos certificados, os formandos receberam lembranças especiais — uma caneca personalizada do Paem e uma caneta decorada com uma flor artesanal confeccionada por uma aluna do próprio curso —, símbolos do carinho e da dedicação que marcaram essa jornada.
O curso “Seja Empreendedor” reafirma a importância de iniciativas voltadas à formação empreendedora como instrumento de transformação social e econômica. Mais do que um certificado, os alunos levaram consigo novas perspectivas, confiança e ferramentas para transformar ideias em ações concretas. O conhecimento adquirido abre caminhos para a autonomia profissional e fortalece o espírito empreendedor que impulsiona o desenvolvimento das comunidades do Sertão.