Publicações
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, Editora IFSertãoPE apresenta a obra “O processo mentecida e a reafricanização das mentes”
Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e como parte das comemorações dos seus 15 anos, a Editora IFSertãoPE tem o orgulho de apresentar o livro “O processo mentecida e a reafricanização das mentes”, do professor Dr. Ricardo Matheus Benedicto, do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira – UNILAB.
A coletânea “O processo mentecida e a reafricanização das mentes” reúne textos de autores nacionais e internacionais que abordam criticamente o racismo, o eurocentrismo e os efeitos do mentecídio — entendido como a destruição sistemática das mentes negras — no contexto histórico, filosófico e educacional. A obra propõe a reafricanização das mentes como caminho para a libertação cultural, política e intelectual do povo negro, valorizando a pedagogia e a educação afrocentradas como instrumentos de transformação social.
“Convidamos todas as pessoas a imergirem nesta escrita prazerosa e transformadora que nos faz refletir o quanto precisamos reafricanizar nossas mentes, compreendendo que o exercício e a afirmação da herança cultural africana são necessários para a verdadeira libertação do povo negro”, reforça a Coordenadora da Editora IFSertãoPE, professora Jane Oliveira Perez.
Confira a obra na página da Editora IFSertãoPE ou no Repositório Institucional Releia do IFSertãoPE
