Bolsas de Produtividade: oportunidade para Pesquisadores(as) do IFSertãoPE

Teste

Estão abertas, até o dia 26 de fevereiro, as submissões para o Edital Facepe nº 01/2024, referente ao Programa de Bolsas Pernambucanas de Produtividade: Interiorização (BPP). O Programa, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), tem o objetivo de apoiar pesquisadores(as) residentes e atuantes fora da Região Metropolitana do Recife, com relevante produção científica, tecnológica e/ou de inovação. Até 20 propostas serão selecionadas e receberão Auxílios e Bolsas, que irão contribuir para o incremento da produção científica, tecnológica e inovadora de qualidade no interior do Estado de Pernambuco.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen Oliveira, o edital foi fruto da demanda da comunidade acadêmica do Instituto e outras instituições de Educação durante a regional do Sertão da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no auditório do campus Petrolina em dezembro de 2023. O evento foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), pela própria Facepe e pela Usina Pernambucana de Inovação. “A Facepe acatou uma de nossas propostas, que foi justamente essa, de apoio aos(às) pesquisadores(as) com bolsas de produtividade. Esse edital é especialmente interessante para o IFSertãoPE devido à sua nuance regional, destinado à pesquisadores e pesquisadoras do Interior do nosso Estado”, relata Kelsen.

Para outras informações sobre o Edital nº 01/2024, tais como valores das bolsas, procedimento e critérios de participação, cronograma, link de submissão (que será totalmente online), clique aqui e acesse o edital.

Professor do IFSertãoPE conquistou Bolsa Produtividade inédita na Instituição

Marcos Lima foi o primeiro pesquisador do IFSertãoPE a se tornar Bolsista de Produtividade do CNPq

Ainda a respeito de oportunidades para pesquisadores do IFSertãoPE, é oportuno destacar a recente aprovação do professor e pesquisador do campus Petrolina do IFSertãoPE, Marcos dos Santos Lima, na Chamada CNPq Nº 09/2023, referente a Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior. Dentre os objetivos da chamada estavam valorizar pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Uma conquista importante para o pesquisador, cujo recurso aprovado com a Bolsa é superior a R$ 75 mil. “É uma satisfação e a realização de um objetivo na minha carreira docente e de pesquisador, de mostrar que professores dos IFs tem total capacidade e competência para se equiparar ao principais pesquisadores brasileiros em centros de pesquisa e universidades. Basta montar um planejamento estratégico de gestão da sua carreira docente, com foco para a pesquisa”, avalia Marcos. Para mais informações sobre a Chamada, em questão, acesse o link aqui.

Outras oportunidades de Bolsas e financiamento de pesquisas

O fomento à pesquisa, à tecnologia e à inovação nos Institutos Federais e Universidades Públicas vive um momento positivo no Brasil, com oportunidades de bolsas e financiamentos em diversos órgãos nacionais e estaduais.

Além da conquista do professor Marcos Lima na Chamada CNPq Nº 09/2023, mais dois professores do IFSertãoPE recentemente foram aprovados na Chamada Universal CNPq/MCTI n.º 10/2023, que objetiva apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Juntos, a professora e pesquisadora Daniele Jovem da Silva Azevedo, do campus Floresta do IFSertãoPE, e o professor e pesquisador Rodolfo de Moraes Peixoto, do campus Petrolina Zona Rural, somam R$ 186 mil de recursos captados para suas pesquisas. Confira abaixo os sites de alguns órgãos onde é possível buscar oportunidades abertas para fomento de pesquisas:

Texto: Larissa Lins / Ascom