IFSertãoPE promoveu cerimônia de transmissão do cargo de Reitor

Na tarde de ontem (1º), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, no auditório do campus Petrolina, a cerimônia de transmissão do cargo de Reitor, para o quadriênio 2024 a 2028. O evento teve início com a apresentação da Orquesta IFSertãoPE e também da “Dança dos Búzios: A arte do Bem Viver”, ritual apresentado por membros do Povo Indígena Pankararu do município de Jatobá (PE). Após o ritual, o reitor eleito do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, recebeu os cumprimentos e as bênçãos dos indígenas para sua gestão.

A cerimônia seguiu com a composição da mesa de honra, formada pelo atual reitor Jean Carlos Coelho de Alencar, pela reitora do IFSertãoPE entre os anos de 2016 e 2024, Maria Leopoldina Veras Camelo, reitores e diretores de outras instituições de Ensino, e outras autoridades. A seguir, a Orquestra Som do Coração, da Escola Municipal Iracema Pereira da Paixão, localizada em Juazeiro, executou o hino nacional brasileiro. Após uma breve retrospectiva sobre a eleição para o cargo de reitor do IFSertãoPE, foi realizada a leitura do Decreto de Nomeação, Publicado no Diário Oficial da União de 16 de maio de 2024.

Em seguida, o reitor Jean Carlos Coelho de Alencar recebeu da ex-reitora, Leopoldina Veras, a pelerine e a borla, tradicionais vestes características do cargo de reitor. Com um abraço fraterno, selaram a transferência do cargo. Após o simbólico momento, houve discursos de representantes dos docentes, técnico-administrativos, alunos, diretores de campi e colaboradores terceirizados da Institutição.

No momento de seu discurso, a ex-reitora Leopoldina Veras, emocionada, relembrou os desafios enfrentados ao longo dos oito anos de Gestão, agradecendo especialmente ao seu esposo, seu filho e suas filhas. A seguir, a professora do campus Ouricuri, Mayra Carmeli Maia Sales encantou os presentes com uma bela apresentação musical, que seguiu durante o momento de homenagens, em que Jean Carlos e Leopoldina Veras entregaram placas produzidas pelo LabMaker do campus Salgueiro, e certificados de honra aos homenageados que compuseram a Gestão no período de 2016 a 2024.

Para finalizar a cerimônia, o reitor Jean Carlos Coelho de Alencar proferiu o seu discurso, durante o qual rememorou sua trajetória enquanto filho de sertanejos lutadores, que buscaram oferecer aos filhos uma vida melhor por meio da educação. Destacou também seu tempo enquanto aluno de instituição técnica (à época, Escola Técnica Federal de Pernambuco), bem como o reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior, e que ambos, hoje em dia, encontram-se no cargo máximo de suas instituições. Jean também agradeceu ao apoio incondicional de sua família. O reitor destacou, ainda, a importância da união entre os servidores do IFSertãoPE, para que o Instituto possa seguir crescendo e ofertando educação pública, gratuita e de qualidade para o povo do Sertão pernambucano.

A cerimônia foi transmitida ao vivo, no canal oficial do IFSertãoPE no Youtube. Também ficou gravada, para aqueles que tenham interesse em assistir aos discursos dos participantes, na íntegra.

Texto: Larissa Lins / ASCOM IFSertãoPE
Fotografias: José Nícolas / ASCOM campus SMBV