Projeto de extensão do IFSertãoPE apresenta reinterpretações de clássicos dos Beatles em formato de orquestra sinfônica

A história da música popular no século XX certamente não seria a mesma sem o surgimento da icônica banda de rock inglesa “The Beatles”, no efervescente cenário cultural dos anos 1960. Desde então, o grupo composto por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se tornou um dos mais influentes do mundo, ao encetar um vasto repertório musical que, ainda hoje, continua a impactar gerações e servir de inspiração a diversos artistas – sobretudo músicos – ao redor do mundo.

Os quatro integrantes da banda inglesa The Beatles marcaram, de forma incontornável, a história da música mundial.

Ciente da importância desse legado, a Orquestra do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) iniciou, em 2024, o projeto de extensão “Concerto Beatles – Across the Universe“. A iniciativa tem o objetivo de reinterpretar as músicas dos Beatles, adaptando as composições para o formato de orquestra sinfônica. Dessa forma, o grupo tem a proposta de combinar a familiaridade das canções da banda com a riqueza instrumental de uma orquestra.

Como o próprio nome sugere, o projeto é composto por uma série de concertos, nos quais a Orquestra do IFSertãoPE apresenta diferentes arranjos de canções dos Beatles, elaborados com a intenção de manter a integridade das versões originais e, ao mesmo tempo, promover um maior contato do público com a música e torná-la acessível à comunidade em suas apresentações. Os concertos são acompanhados por projeções visuais que contextualizam as músicas e contam a história por trás de cada canção, tornando o evento não apenas um espetáculo musical, mas também uma experiência imersiva através do universo dos Beatles.

Para o professor de música e maestro Iuri Ozires de Oliveira, o “Concerto Beatles – Across the Universe” não apenas celebra o legado artístico dos Beatles, mas também oferece uma oportunidade de explorar a música sob uma nova perspectiva. De viés educativo e cultural, “o projeto surge para quebrar os paradigmas de que a música de concerto precisa ser música europeia ou erudita”, afirma o maestro.

Sobre a Orquestra

A Orquestra IFSertãoPE foi fundada no primeiro semestre de 2023, por iniciativa do corpo docente do curso de Licenciatura em Música, oferecido no campus Petrolina. Entre os membros ativos, encontram-se estudantes e professores do curso de Licenciatura em Música e de outras áreas do IFSertãoPE, além de alunos egressos e membros da comunidade externa, ultrapassando a marca de 50 músicos.

Texto: Yanne Nascimento

Edição e supervisão: Tito Souza / Ascom