Podcast desenvolvido por alunos e professores do IFSertãoPE promove o debate sobre questões étnico-raciais

Com o objetivo de fomentar o debate sobre as relações étnico-raciais dentro e fora do ambiente educacional, uma iniciativa desenvolvida por alunos e professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) deu origem ao projeto “MediAção: relações étnico-raciais em podcast. Desde o seu lançamento, em 2022, o projeto de extensão vem se consolidando como um importante espaço de reflexão sobre grupos historicamente marginalizados, ao conferir protagonismo e visibilidade às culturas afro-brasileira e indígena.

O “MediAção” surgiu no Campus Floresta do IFSertãoPE, uma região marcada pela significativa representatividade de populações afro-brasileiras e indígenas. Neste contexto, o podcast foi idealizado como uma ferramenta de disseminação de conteúdos que abordam a diversidade cultural e os desafios enfrentados por essas comunidades.

De forma contextualizada, os episódios do podcast abordam temas como interseccionalidade, intolerância religiosa, direitos das comunidades tradicionais e as influências históricas e culturais dos povos quilombolas e indígenas no Sertão de Itaparica. Para além dos temas que aborda, o projeto também se destaca pela sua metodologia participativa, que inclui entrevistas, debates e narrativas locais, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das realidades vivenciadas por essas populações.

Para a coordenadora do projeto, professora Camila Teixeira, o uso do podcast para tratar questões étnicas é uma forma de destacar a pluralidade do sertão. “Ao falar sobre o tema, abordamos questões muito relevantes para a diversidade étnica da nossa região”, afirma. Não por acaso, esse aspecto também se reflete nas identidades dos alunos do campus: atualmente, a unidade do IFSertãoPE em Floresta possui um total de 747 estudantes, dos quais 241 se autodeclaram indígenas, 374 pardos e 68 pretos.

Desde sua criação, o “MediAção” conta com a colaboração de estudantes, professores e membros das comunidades locais, que contribuem ativamente para a construção dos conteúdos apresentados. O projeto visa não apenas fomentar o pensamento crítico sobre as relações étnico-raciais, mas sobretudo atuar como um meio de resistência contra o racismo estrutural, que ainda persiste fortemente enraizado na sociedade brasileira.

Clique aqui para ouvir o podcast “MediAção” e conheça a

• Bolsista da 1.ª temporada: Camille Danielly da Silva
  • Bolsista da 2.ª temporada: Miguel Vinícius Nascimento Alves dos Santos
  • Bolsista da 3.ª temporada: Anik da Silva Lima