Programa SerTão Inovador powered by InovAtiva apoiará negócios inovadores em fases iniciais da região de Pernambuco

A cidade de Petrolina foi escolhida para sediar o SerTão Inovador powered by InovAtiva, programa que oferece apoio intelectual de profissionais experientes e conexões para projetos inovadores em fases iniciais de maturidade em regiões descentralizadas do país. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) será responsável pela execução do SerTão Inovador powered by InovAtiva na região.

As inscrições já estão abertas, se encerram no dia 14 de setembro e devem ser realizadas pelo site do InovAtiva (https://www.inovativa.online/powered-by-inovativa/sertao-inovador/), política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no país. Para esta edição, serão selecionadas até 25 empreendedores ou equipes cujos projetos estejam nos estágios de ideação até o nível de validação no mercado.

O programa foi desenvolvido a partir do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, mas com o propósito de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo inovador em nível regional. As equipes selecionadas terão acesso a quatorze semanas de capacitação empreendedora e mentorias individuais com profissionais experientes e, na etapa final, apresentarão suas ideias a potenciais parceiros comerciais, clientes e investidores no Demoday.

“O SerTão Inovador powered by InovAtiva é um programa que vem para somar aos esforços e ações na região do Sertão e demais localidades de Pernambuco, focando no desenvolvimento do empreendedorismo inovador. Para o IFSertãoPE, que tem na essência o fomento à inovação e ao empreendedorismo, conduzir esse programa é espetacular, pois cria novas oportunidades para o ecossistema e amplia o conhecimento de uma metodologia validada e reconhecida mundialmente”, destaca Marcelo Santos, coordenador do programa.

Ele acrescenta: “Temos como propósito ser um agente transformador, que oportuniza conexões, estimula negócios e impulsiona o desenvolvimento econômico. Cabe destacar que além da fundação CERTI, MDIC e a fundação Wadhwani, a participação de parceiros estratégicos como a SUDENE, Cesar School, SEBRAE e FACEPE é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Esses parceiros trazem expertise, recursos e uma rede de apoio que fortalece ainda mais o impacto do programa, permitindo que ele alcance resultados significativos e duradouros em nossa região.”

Sobre o SerTão Inovador powered by InovAtiva

O SerTão Inovador powered by InovAtiva é um programa totalmente gratuito e equity free, que selecionará até 25 projetos inovadores do ecossistema de Pernambuco. A participação é aberta a soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de criação, ideação ou validação. Esta edição do programa tem a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , com as incubadoras ISA e Sertão Maker do IFSertãoPE, suporte à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e apoio metodológico da Wadhwani Foundation. Com parceria e apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do CESAR School e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) .