Início do conteúdo

Campus Petrolina recebeu projeto “Reitoria no Campus”


Nos dias 11 e 12 de novembro, o projeto “Reitoria no Campus” foi realizado no campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), que contando com a participação do reitor Jean Carlos  de Alencar, dos pró-reitores Rafael Aquino (Ensino), Klemmerson Amariz (Desenvolvimento Institucional), Fabrícia Nadja (Orçamento e Administração), Adeisa Guimarães (Extensão e Cultura) e Francisco Gama (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), além de gestores do gabinete, diretorias sistêmicas, departamentos e da Auditoria Interna.

 

A iniciativa teve a finalidade de promover um processo de escuta com alunos e servidores, buscando alinhar as ações institucionais às necessidades específicas do campus Petrolina. Durante o evento, a comunidade teve a oportunidade de conhecer a nova equipe de gestão, as pró-reitorias, a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Auditoria Interna, além de receber informações sobre o funcionamento e a organização da Ouvidoria e da Correição do IFSertãoPE.

O reitor Jean Carlos destacou a importância da interação com a comunidade acadêmica: “Ficamos muito felizes com a participação dos alunos e servidores. No primeiro dia, o auditório estava praticamente cheio, com muitos alunos presentes, que puderam apresentar as demandas individuais e gerais, compartilhar as angústias e levantar questões importantes, como alimentação e fardamento. Também realizamos atendimentos individualizados com representantes dos cursos noturnos, que solicitaram um espaço de diálogo específico para tratar de suas necessidades.”

A participação dos servidores também foi ressaltada por Jean Carlos: “Tivemos uma boa presença de servidores, o que mostra o desejo da comunidade do campus de participar desse processo e de contribuir com sugestões e agradecimentos. Foi uma experiência muito positiva.”

 

De acordo com Clésio Jonas, diretor do campus Petrolina, o projeto Reitoria no Campus permite que a comunidade acadêmica compreenda melhor o funcionamento e fluxos da instituição.

 

Thiago Coelho, técnico em Alimentos do campus Petrolina, também elogiou a iniciativa: “O evento foi enriquecedor, pois nos ajudou a entender o papel de cada pró-reitoria e as contribuições que a Reitoria pode trazer para o nosso trabalho. Foi um momento de desmistificação e abertura de novas possibilidades, especialmente em relação à captação de recursos e projetos.”

 

Para Hugmario Filho, aluno do Ensino Médio Integrado de Eletrotécnica, o evento reforça o papel do estudante na instituição: “Acho muito importante porque mostra que o estudante tem voz na instituição”.Carlos Barbosa, aluno do Ensino Médio Integrado em Química, também compartilhou sua opinião sobre o evento Reitoria no Campus: “É super importante ter a Reitoria aqui para ouvir nossas demandas. Ter um diálogo com a gestão nos dá mais confiança de que seremos ouvidos.”

 

Fim do conteúdo