Início do conteúdo

IFSertãoPE obtém aprovação de três bolsas em edital da Facepe na área de desenvolvimento tecnológico e inovação


Nesta segunda-feira (4), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) conquistou mais um resultado notável: a aprovação de três bolsas no edital n.º 20/2025 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), uma iniciativa inédita em âmbito estadual para apoiar instituições públicas e privadas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.

Lançado em maio deste ano, o edital contemplará um total de 50 projetos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de Pernambuco (Pibiti-PE), com o objetivo de estimular a formação e o engajamento de recursos humanos nesta área. Além das 50 bolsas para estudantes de graduação, o Pibiti‑PE cobrirá despesas de custeio e capital essenciais ao desenvolvimento dos projetos de iniciação, que poderão ter duração de até 18 meses. O investimento totaliza R$ 730 mil, provenientes do programa Inova‑PE e repassados pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

Para a diretora de Pesquisa e Inovação do IFSertãoPE, Jussara Moreira, o resultado obtido pela instituição “representa um passo significativo no fortalecimento da pesquisa aplicada na instituição, ampliando as oportunidades para nossos estudantes e pesquisadores, agora em articulação com empresas da região”. Segundo ela, a próxima etapa será o lançamento de um edital interno específico do IFSertãoPE, com o objetivo de selecionar projetos que proponham soluções para os problemas previamente identificados no escopo das ações de inovação tecnológica.

“Temos a oportunidade de aproximar ainda mais o IFSertãoPE das empresas, tendo em vista colaborarmos no desenvolvimento de soluções aos problemas vivenciados pelas organizações, de tal modo que nossas pesquisas sejam aplicadas diretamente em situações reais, bem como possibilitando que os estudantes conheçam as realidades do mundo do trabalho desde o período de formação”, destaca o professor Kelsen Oliveira, um dos responsáveis pela elaboração da proposta submetida ao edital da Facepe.

Consulte aqui o resultado final do edital n.º 20/2025 da Facepe.

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo