Ensino
IFSertãoPE abre processo seletivo de mobilidade acadêmica para estudantes de outras instituições
Nesta sexta-feira (17), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) tornou público o edital n.º 5/2025, que regulamenta o processo seletivo do Programa de Mobilidade Estudantil para ingresso no primeiro semestre de 2025. As vagas são destinadas a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Faculdade de Petrolina (Facape) e de outros campi do IFSertãoPE. As inscrições para as disciplinas de cursos oferecidos pelo IFSertãoPE deverão ser efetuadas na própria instituição de ensino superior (IES) de origem do estudante, no período de 20 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025.
Para participar do programa de mobilidade, os candidatos devem estar regularmente matriculados nos semestres 2024.2 ou 2025.1 em algum curso de graduação ofertado pela Uneb, UPE, Univasf, Facape ou por outro campus do IFSertãoPE. Em qualquer caso, é necessário ter concluído pelo menos 20% da carga horária do curso de origem, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no próximo semestre letivo no IFSertãoPE e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, conforme previsto no regimento da instituição de origem.
No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar requerimento preenchido e assinado (conforme anexo único do edital); cópias do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado; histórico escolar e comprovante de matrícula atualizados; e, finalmente, as ementas e os respectivos conteúdos programáticos das disciplinas que pretendam cursar no IFSertãoPE durante o período da mobilidade.
Conforme estabelece o edital, o processo seletivo terá início na instituição de origem do estudante, onde será realizada uma análise preliminar dos pedidos de inscrição e, em seguida, a documentação dos candidatos será encaminhada para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFSertãoPE. De acordo com o cronograma, a análise das solicitações deverá ser concluída pelo IFSertãoPE até 21 de fevereiro deste ano, com a divulgação do resultado final prevista para 26 de fevereiro. Já as matrículas serão realizadas no período de 10 a 12 de março de 2025, exclusivamente de forma virtual.
Para obter informações detalhadas sobre o Programa de Mobilidade Estudantil do IFSertãoPE e os critérios de seleção, consulte o edital n.º 5/2025.
Texto: Tito Souza / Ascom