Institucional
Apresentação
Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão/entidade.
- Diretora-Geral – Iran Torquato
- Chefe do Departamento de Ensino – José Almeida da Silva Júnior
- Chefe do Departamento de Administração – Danilo Rosa Quirino de Sá
- Diretor-Geral – José Willams Nogueira Costa
- Chefe do Departamento de Ensino – Renan Fernandes de Moraes
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Willame Custodio Dias
- Diretor-Geral – Clésio Jonas Oliveira da Silva
- Diretor de Ensino –
- Diretor de Administração e Planejamento – Reinaldo de Souza Dantas
- Chefe do Departamento de Ensino da Educação Básica e Técnica – Jussara Adolfo Moreira
- Chefe do Departamento de Ensino Superior – Robson de Jesus Mascarenhas
- Chefe do Departamento de Administração – Erivelto Almeida de Oliveira
- Diretor-Geral – Vitor Prates Lorenzo
- Diretor de Administração e Planejamento – Danilo Crisóstomo da Silva Canela
- Diretor de Ensino – Zilson Marques de Sousa
- Chefe do Departamento de Ensino – Valmira de Castro Amorim
- Chefe do Departamento de Administração e Patrimônio – Reginaldo Batista Souza do Nascimento
- Chefe do Departamento de Campo – Delmo Soares Freire
- Diretor-Geral – Rônero Marcio Cordeiro Domingos
- Chefe do Departamento de Ensino –
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Antonio Carlos Ferreira
- Diretor-Geral – Vanicleia da Silva
- Chefe do Departamento de Ensino – Danielle dos Santos Costa
- Chefe do Departamento de Administração – Antônio Júnior Moraes Ribeiro
- Diretor-Geral – Isaías Lima
- Chefe do Departamento de Ensino – João Emanoel Ambrósio Gomes
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Elenilson Nobre Veras
- Reitor – Jean Carlos Coelho de Alencar
- Diretor Executiva – Fábio André Porto Alves
- Chefe do Departamento de Gabinete – Ricardo Barbosa da Silva
- Pró-reitora de Ensino – Rafael Santos de Aquino
- Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – Francisco de Assis
de Lima Gama - Pró-reitor de Extensão e Cultura – Adeisa Guimaraes Carvalho
- Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional – Klemmerson Amariz
Gomes - Pró-reitor de Orçamento e Administração – Fabricia Nadja de
Oliveira Freire - Procuradora Federal que atua junto ao IFSertãoPE – Lecticia Marilia Cabral De Alcantara
- Auditora Chefe – Raquel Oliveira Cavalcanti Guimaraes
- Diretor de Engenharia e Infraestrutura – Ebson Alves da Silva
- Diretor de Gestão de Pessoas – Wyara Espirito Santo
- Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação – Francisco Hamilton de Freitas Junior
- Diretor de Licitações – Gerson de Alencar Lima
- Diretor de Orçamento e Finanças – Adelson Barros de Melo
- Diretora de Políticas de Assistência Estudantil – Maria Vilani Cavalcante Tiburtino
- Diretor de Educação a Distância – Eudis Oliveira Teixeira
- Chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação – Jussara Adolfo
Moreira - Chefe do Departamento do Departamento de Extensão – Anne Rose Rodrigues Barboza
- Chefe do Departamento de Administração de Pessoas – Simaia Duarte Pereira da Silva
- Chefe do Departamento de Contabilidade – Marcelo Fernandes Vieira de Abreu
- Chefe do Departamento de Controle Acadêmico – Luciano Rodrigues de Deus
- Chefe do Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico – Klemmerson Amariz Gomes
- Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão de Riscos de Aquisições – Edson Luis dos Santos Barbosa
- Coordenador de Pós-Graduação – Marcelo Iran de Souza Coelho
- Coordenadora de Inovação – Sarah Tarsila Vasconcelos Santos
Esta seção apresenta um conjunto de documentos que, juridicamente, estabelecem o IFSertãoPE, nomeadamente: o estatuto, o regimento geral, o regimento interno de cada uma das oito unidades institucionais (Reitoria e 7 Campi), as resoluções do Conselho Superior (Consup), o relatório de gestão, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Organização Acadêmica, o Acordo de Metas e compromissos 2010, a Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais, a Lei de criação dos Institutos Federais, e as medidas de suporte ao processo de implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
O Estatuto é o documento que, em linhas gerais, apresenta: a natureza, finalidade e objetivos; os instrumentos normativos; a organização administrativa; as instâncias de governança; os macro processos finalísticos (Ensino, Pesquisa e Extensão); os seguimentos da comunidade acadêmica (alunos, administrativos e professores); os títulos, diplomas e certificações, e o patrimônio do IFSertãoPE. Clique aqui para ver a sua versão mais recente.
O Regimento Geral é o documento que detalha o que foi apresentado no Estatuto do IFSertãoPE. A Resolução Consup n.º 60/2022 apresenta a sua versão mais recente.
O Regimento Interno da Unidade Institucional (RIUI) é o documento que apresenta: a natureza, finalidade e objetivos; os instrumentos normativos; a organização administrativa; as instâncias de governança; e os setores que compõem o organograma da unidade institucional do IFSertãoPE. Clique a seguir para ver a sua versão mais recente do RIUI:
- Campus Floresta
- Campus Ouricuri
- Campus Petrolina
- Campus Petrolina Zona Rural
- Campus Salgueiro
- Campus Santa Maria da Boa Vista
- Campus Serra Talhada
- Reitoria
As resoluções do Conselho Superior (Consup) são os normativos internos máximos do IFSertãoPE, pois são instituídos pelo Consup, que é o órgão colegiado máximo de um Instituto Federal, de caráter consultivo e deliberativo, é integrado por 33 (trinta e três) membros titulares com os seus respectivos suplentes, de acordo com a seguinte composição, no caso do IFSertãoPE: sete representantes dos professores, eleitos por seus pares, sendo um representante de cada campus; sete representantes dos administrativos, eleitos por seus pares na forma regimental; sete representantes dos estudantes, eleitos por seus pares, sendo um representante de cada campus; dois representantes da sociedade civil, sem vínculo funcional ou estudantil com o IFSertãoPE, sendo um indicado por entidade patronal estadual da indústria ou da agricultura ou do comércio; e o outro indicado por entidade estadual representativa dos trabalhadores da indústria ou da agricultura ou do comércio, definidos na forma regimental; um representante do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; um representante egresso, sem vínculo funcional ou estudantil com o IFSertãoPE, escolhido na forma regimental; sete representantes do Colégio de Dirigentes (Codi), eleitos por seus membros em comum acordo; o(a) reitor(a) como presidente.
O Relatório de Gestão é o documento elaborado anualmente pela gestão institucional, seguindo as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), para demonstrar, esclarecer e justificar os resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos no planejamento da instituição.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento que apresenta o planejamento estratégico, alinhado com a missão, visão e valores institucionais, que foi construído com a participação de toda comunidade acadêmica. O PDI tem uma vigência de 5 anos.
A Organização Acadêmica é o documento que dispõe sobre as normas e os procedimentos acadêmicos de seus cursos, nos níveis, formas e modalidades ofertados pelo IFSertãoPE. A Resolução Consup n.º 41/2020 é a sua versão mais recente.
O Acordo de Metas e compromissos 2010 é o documento que celebra termo de compromisso firmado em 2010 entre o Ministério da Educação (MEC) e o IFSertãoPE para fins de estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais de modo que possam contribuir com a consecução das Políticas Públicas na área de Educação.
A Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais é o documento que apresenta o modelo conceitual dos Institutos Federais, a partir da estrutura de unidades federais (Centros, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas) existentes em 2008.
A Lei de criação dos Institutos Federais é o documento que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
O Decreto n.º 7.022/2009 é o documento que estabelece medidas organizacionais de caráter excepcional para dar suporte ao processo de implantação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), instituição criada nos termos da Lei nº. 11.892 de 29 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2008, constitui uma autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Educação, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IF SertãoPE, tendo sua composição e funcionamento definidos em regimento interno próprio, desde que respeitado o parágrafo 3º, artigo 10, Lei nº 11.892/2008.
O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, é o órgão de apoio ao processo decisório do IFSertãoPE.
A Reitoria é o órgão executivo do IFSertãoPE, cabendo-lhe a administração, coordenação e supervisão de todas as atividades da Autarquia de maneira sistêmica.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) é o órgão executivo que planeja, coordena, fomenta e supervisiona as estratégias, diretrizes e políticas de desenvolvimento institucional, incluindo a coordenação do planejamento estratégico e seu respectivo acompanhamento.
A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento e a execução das atividades pedagógicas do IFSertãoPE, utilizando como parâmetros a legislação pertinente e as regulamentações internas da instituição.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), em articulação com o ensino, a pesquisa e a inovação do IFSertãoPE é responsável por desenvolver ações que contribuam para a sustentabilidade social, cultural, ambiental e econômica da região onde atua, interagindo continuamente com o seu entorno.
A Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (Proad) é o órgão responsável pela proposição e condução das políticas de gestão administrativa, patrimonial, de suprimento de bens e serviços e de aplicação dos recursos orçamentários e financeiros, para o cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional e das metas e objetivos estabelecidos no âmbito do IFSertãoPE.
A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) é responsável pela articulação entre pesquisa, ensino, extensão e inovação para o desenvolvimento socioeconômico do sertão pernambucano, através do desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e alto impacto social, de produtos competitivos e elevado valor agregado. Assim, essa pró-reitoria busca promover a popularização da ciência e a difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população.
Os Campi do IFSertãoPE são administrados por Diretores(as)- Gerais e tem seu funcionamento estabelecido pelo Regimento Geral e pelos seus Regimentos Internos. Em cada Campus do IFSertãoPE será instituído um Conselho de Campus, Coordenações e Colegiados de Cursos, Conselhos de Classe, Diretório Acadêmico e Grêmio Estudantil, detalhados em seus Regimentos Internos.
O IFSertãoPE é composto pela Reitoria (unidade administrativa ) e sete campi. A Reitoria, na sua estrutura organizacional, é basicamente composta pela Diretoria Executiva e por cinco pró-reitorias que representam os principais eixos de atividades: Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) e Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (Proad). As Pró-Reitorias se estendem em Diretorias, Departamentos, Coordenações e/ou setores.
Os campi são gerenciados por Diretores-Gerais, amparados por seus conselhos, e são formados, basicamente, por um setor de ensino; um de pesquisa, inovação e pós-graduação; um de extensão; e um de administração. Também se ramificam em outros departamentos, coordenações e/ou setores. Além dos órgãos executivos, também existem os órgãos colegiados, que deliberam e orientam diversas decisões de gestão.
Os colegiados superiores são os Conselhos de Campus, determinados por regulamentação interna do IFSertãoPE e presentes em cada campus; e o Conselho Superior (Consup), órgão máximo de toda a instituição, definido por lei. Para visualizar a estrutura organizacional do IFSertãoPE, acesse os organogramas abaixo.
Organogramas
- Reitoria
- Campus Petrolina
- Campus Petrolina Zona Rural
- Campi das fases de expansão – Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada
- Campus Floresta
- Campus Ouricuri
- Campus Petrolina
- Campus Petrolina Zona Rural
- Campus Salgueiro
- Campus Santa Maria da Boa Vista
- Campus Serra Talhada
- Reitoria – 8h às 12h e 13h às 17h
- Diretora-Geral – Iran Torquato
- Chefe do Departamento de Ensino – José Almeida da Silva Júnior
- Chefe do Departamento de Administração – Danilo Rosa Quirino de Sá
- Diretor-Geral – José Willams da Costa
- Chefe do Departamento de Ensino – Alcidenio Soares Pessoa
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Jeanilson Magalhaes Rodrigues
- Diretor-Geral – Clésio Jonas Oliveira da Silva
- Diretor de Ensino –
- Diretor de Administração e Planejamento – Reinaldo de Souza Dantas
- Chefe do Departamento de Ensino da Educação Básica e Técnica – Jussara Adolfo Moreira
- Chefe do Departamento de Ensino Superior – Robson de Jesus Mascarenhas
- Chefe do Departamento de Administração – Erivelto Almeida de Oliveira
- Diretor-Geral – Vitor Prates Lorenzo
- Diretor de Administração e Planejamento – Danilo Crisóstomo da Silva Canela
- Diretor de Ensino – Zilson Marques de Sousa
- Chefe do Departamento de Ensino – Valmira de Castro Amorim
- Chefe do Departamento de Administração e Patrimônio – Reginaldo Batista Souza do Nascimento
- Chefe do Departamento de Campo – Delmo Soares Freire
- Diretor-Geral – Ronero Marcio Cordeiro Domingos
- Chefe do Departamento de Ensino –
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Antonio Carlos Ferreira
- Diretor-Geral – Vanicleia da Silva
- Chefe do Departamento de Ensino – Danielle dos Santos Costa
- Chefe do Departamento de Administração – Antônio Júnior Moraes Ribeiro
- Diretor-Geral – Isaías Lima
- Chefe do Departamento de Ensino – João Emanoel Ambrósio Gomes
- Chefe do Departamento de Administração e Planejamento – Elenilson Nobre Veras
- Reitor – Jean Carlos Coelho de Alencar
- Diretor Executiva – Fábio André Porto Alves
- Chefe do Departamento de Gabinete – Ricardo Barbosa da Silva
- Pró-reitora de Ensino – Rafael Santos de Aquino
- Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – Francisco de Assis
de Lima Gama - Pró-reitor de Extensão e Cultura – Adeisa Guimaraes Carvalho
- Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional – Klemmerson Amariz
Gomes - Pró-reitora de Orçamento e Administração – Fabricia Nadja de
Oliveira Freire - Procuradora Federal que atua junto ao IFSertãoPE – Lecticia Marilia Cabral De Alcantara
- Auditora Chefe – Raquel Oliveira Cavalcanti Guimaraes
- Diretor de Engenharia e Infraestrutura – Ebson Alves da Silva
- Diretor de Gestão de Pessoas –
- Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação – Francisco Hamilton de Freitas Junior
- Diretor de Licitações – Gerson de Alencar Lima
- Diretor de Orçamento e Finanças – Adelson Barros de Melo
- Diretora de Políticas de Assistência Estudantil – Maria Vilani Cavalcante Tiburtino
- Chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação – Jussara Adolfo Moreira
- Chefe do Departamento do Departamento de Extensão – Clésio Morgado de Souza
- Chefe do Departamento de Administração de Pessoas – Simaia Duarte Pereira da Silva
- Chefe do Departamento de Contabilidade – Marcelo Fernandes Vieira de Abreu
- Chefe do Departamento de Educação a Distância – Eudis Oliveira Teixeira
- Chefe do Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico – Klemmerson Amariz Gomes
- Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão de Riscos de Aquisições – Edson Luis dos Santos Barbosa
- Coordenador de Pós-Graduação – Marcelo Iran de Souza Coelho
- Coordenadora de Inovação – Sarah Tarsila Vasconcelos Santos